O kit básico de sobrevivência do crítico mirim de poesia brasileira contemporânea.





O KIT BÁSICO DE SOBREVIVÊNCIA DO CRÍTICO MIRIM DE POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA.






O pilar é o de buscar aqueles textos e vídeos que abordem o fenômeno de maneira geral e não manifestações específicas, com as ressalvas de só selecionar textos disponíveis na internet. Assim, mesmo que o primeiro texto de Viviana Bosi, por exemplo, aborde só alguns poemas, ele foi escolhido pois as reflexões que empreende servem à (ou a alguma) poesia contemporânea de maneira geral ― conforme quero crer.

Opções como a dos textos envolvendo Eduardo Lacerda, pra seguirmos nos exemplos, se explicam pelo fato de que quem não conhece a realidade carne-e-osso de um editor literário não terá o conhecimento básico para analisar a poesia contemporânea. O mesmo explico quanto aos textos de Luisa Geisler, Dana Martins ou Luísa Pécora: dá pra querer fugir de uma questão dessas? Dar sempre dá. Mas o objetivo não é estudar a poesia contemporânea em todas as questões tidas como em aberto? Pois então. (É esta a explicação que valida a inclusão também dos textos de Carina Bertozzi, Dominício Proença Filho, José Kozer entre outros.) Dados estatísticos, tipo o do Retratos da leitura no Brasil, ou compilações de opiniões, tipo as de Luiz Brasil ou as do Zúnai em Debate, proveem tutano. Um mínimo do mínimo acerca de questões básicas tais como o ritmo, abordado por Marcus Fabiano Gonçalves e Thiago E, ou a relação entre poesia e letra de música, abordada por Antonio Cicero, a relação entre poesia e meios virtuais, abordada por André Vallias ou Paulo Franchetti, bem como poesia e performance, abordada por Goiandira Ortiz Camargo e Michelinny Verunschk ― questões assim, que considero essenciais, foram trazidas na boca de contemporâneos.

E por aí vamos. Omissions are not accidents? Não. Estou totalmente aberto a sugestões. Troque figurinhas comigo. Se digo que se trata de um kit básico, não digo nem tanto no sentido de que seria também necessário aquele salto rumo à tradição e aquele maremoto de textos teóricos ― pois, afinal, isso faria de meu kit um kit mediano ― se digo que se trata de um kit básico, é com a crença de que o conhecimento não pode ser tratado como algo certo, garantido, imóvel e imutável. Conhecimento é debate varejado de dúvidas. Eu e você almejemos, sei lá, uma alta patente na crítica literária, uma listagem, por mais ampla que seja, permanecerá fria enquanto não sentarmos e conversarmos sobre o que, supostamente, nós dois amamos: poesia.



P.S.(07/15): Esse ano eu meio que deixei a peteca cair e não estou conseguindo atualizar o kit de forma satisfatória. Ele já está naquele estágio calamitante onde a simples inclusão de um texto, um textozinho que seja, dadas as opções de formatação que incluí para tentar facilitar a edição, representa o real perigo de que meu computador pegue fogo. Por isso peço paciência aos leitores. Não sei se vou conseguir deixar o kit de novo no ponto de bala (pelo menos não tão cedo) como ele estava, por exemplo, no final de 2014. Muitas notícias e artigos que lembro de ter lido no correr do ano eu não reencontrei, isto é, se perderam e agora eu fico com o sabor indelével da ausência na boca. Poético que seja, o fato é que o kit está meio estropiado e, dentro desse 2015, um ano ao que me consta importante no âmbito do mercado de livros (ano de crise, é o que as notícias dizem, ano raivoso, é o que qualquer um percebe), o kit tem se demonstrado insatisfatório. Pardon.

P.S.(25/12/16): Pondo isso daqui nos eixos aos pouquinhos. Alerto, todavia, para um detalhe: um dos propósitos do kit sempre foi o de também trazer uma discussão quanto a se letra de música seria ou não poesia. Pra mim é uma discussão importante para que o leitor tome algumas posições diante do arcabouço poético de hoje. Como, todavia, o Nobel pro Dylan acarretou uma produção textual enorme, eu selecionei só aquilo que realmente me pareceu bom, não perdendo meu tempo, portanto, com textos que pouco tinham que contribuir à questão. Do mesmo modo, meu ânimo de acompanhar textos sobre o mercado editorial ou dados sobre a leitura abaixou consideravelmente, de modo que serei bastante indolente na hora de incluí-los.

P.S.(22/11/17): O kit continua desatualizado. É fato que nenhum texto fundamental ou coisa do tipo foi publicado neste 2017 (pelo menos não que eu saiba), mas, de todo modo, ainda há o que ser adicionado. Na medida do possível, na medida do possível. Alerto, de passagem, que alguns textos foram retirados nesta última recauchutada, em especial os que concerniam à realidade do mercado literário ou a do romance nacional. Adicionei-os, como se pode ler nas notas acima, crendo que por tabela suscitavam discussões de alguma utilidade para o leitor de poesia. Embora grosso modo ainda partilhe da mesma opinião, faço-o com ressalvas, motivo pelo qual pude extirpar alguns excessos que contribuíam pouco para o escopo da compilação. Alerto também que alguns links, especificamente aqueles relativos ao Jornal Rascunho, foram mudados. Com o tempo irei corrigi-lo, mas o leitor pode ficar tranquilo que, até onde eu saiba, nenhum dos textos, neste processo de mudança de links por parte do jornal, foi perdido. Por fim, os dados relativos ao Fecomércio estão todos com o link quebrado. Opto por mantê-los caso o leitor queira arregaçar as mangas e procurá-los em fontes alternativas, o que é relativamente possível de ser feito, afinal de contas os dados da instituição foram divulgados pela imprensa.





Caso algum link não funcione, favor contatar o gerente.



COMPILAÇÃO FECHADA EM: 11/12/14, às 23:00.
ATUALIZADO PELA ÚLTIMA VEZ EM: 05/01/18, às 23:35.



ACIOLI, Socorro.
  1. Booktubers. Blog da Cia das Letras, 28/07/15. Disponível em: <http://www.blogdacompanhia.com.br/2015/07/booktubers/>.



AGUIAR, Christiano.
  1. A crítica literária na internet: literatura contemporânea brasileira e valores literários nas críticas dos booktubersAbralic. Disponível em: <https://www.academia.edu/35578280/A_CR%C3%8DTICA_LITER%C3%81RIA_NA_INTERNET_LITERATURA_CONTEMPOR%C3%82NEA_BRASILEIRA_E_VALORES_LITER%C3%81RIOS_NAS_CR%C3%8DTICAS_DE_BOOKTUBERS>.



ALMEIDA, Carol.
  1. A insustentável existência do outroGrupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, 05/12/15. Disponível em: <http://gelbcunb.blogspot.com.br/2015/12/a-insustentavel-existencia-do-outro.html>.



ALMEIDA, Sandra.
  1. Narrativas cosmopolitas: a escritora contemporânea na aldeia global. Estudos de Literatura Brasileira, n. 32, 2008. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1994>.



AMARAL, Beatriz.
  1. Em margens descontínuas, a invenção como refúgio da poesia contemporânea. Zúnai. Disponível em: <http://www.revistazunai.com/ensaios/beatriz_amaral_poesia_contemporanea.htm>.



ANDREAZZA, Carlos.
  1. O mercado editorial. Bunker do Dio, 22/04/16. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YlZUjquF5Eo>, <https://www.youtube.com/watch?v=AuA1nvPSbN4> e <https://www.youtube.com/watch?v=LtzLtd2NpVA>.
  2. EntrevistaRio TV Câmara, 05/05/16. Disponível em: <https://youtu.be/tu15iVdvTzA>.
  3. Artista também é gente. Blog do Noblat, 06/09/16. Disponível em: <http://noblat.oglobo.globo.com/geral/noticia/2016/09/artista-tambem-e-gente.html>.



ARRUDA, Fernanda Pinheiro.
  1. O canto da musa internet: a criação de poesia visual nas mídias digitais. Zúnai, dez./2014. Disponível em: <http://zunai.com.br/post/106405183923/periscopio-3>.



AUGUSTO, Ronald.
  1. Quadro provisório da poesia contemporânea. Germina, abr./2007. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/literatura_abr2007_ronaldaugusto.htm>.
  2. Poesia e crítica contemporâneas: preenchendo o vazio com outro. Sibila, 04/04/09. Disponível em: <http://sibila.com.br/critica/poesia-e-critica-contemporaneas-preenchendo-um-vazio-com-outro/2096>.
  3. Prêmios literários. Sibila, 04/04/09. Disponível em: <http://sibila.com.br/critica/premios-literarios/2127>.
  4. A falência da poesia e do crítico-moralizadorBlog pessoal do crítico, 29/09/11. Disponível em: <http://poesia-pau.blogspot.com.br/2011/09/falencia-da-poesia-e-do-critico.html>.
  5. Poesia em tempo de cólera. Sul 21, 28/01/13. Disponível em: <http://www.sul21.com.br/jornal/poesia-em-tempo-de-colera/>.
  6. Literatura e afrodescendência no Brasil: além da recepção convencional. Sul 21, 13/01/14. Disponível em: <http://www.sul21.com.br/jornal/literatura-e-afrodescendencia-brasil-alem-da-recepcao-convencional/>.
  7. A substância moral dos vencedores de prêmios literários. Sul 21, 12/05/14. Disponível em: <http://www.sul21.com.br/jornal/a-substancia-moral-dos-vencedores-de-premios-literarios/>.
  8. Crítica na internet: torcidas desorganizadas. Sul 21, 21/07/14. Disponível em: <http://www.sul21.com.br/jornal/critica-na-internet-torcidas-desorganizadas/>.
  9. Entrevista. Sul 21, 14/12/14. Disponível em: <http://poesia-pau.blogspot.com.br/2014/12/entrevista-para-o-sul21.html>.
  10. Pra que poesia na era da técnica? Blog pessoal do crítico, 23/11/14. Disponível em: <http://poesia-pau.blogspot.com.br/2014/11/pra-que-poesia-na-era-da-tecnica.html>.
  11. Resposta insuficiente. Blog pessoal do crítico, 24/12/14. Disponível em: <http://poesia-pau.blogspot.com.br/2014/12/resposta-insuficiente.html>.
  12. Suma filosofal do colunista a respeito de poesia. Sul 21, 02/02/15. Disponível em: <http://www.sul21.com.br/jornal/suma-filosofal-do-colunista-a-proposito-da-poesia/>.
  13. Frames de poesia contemporânea: micro-resenhas para livros inexistentes. Sul 21, 13/07/15. Disponível em: <http://www.sul21.com.br/jornal/frames-da-poesia-contemporanea-micro-resenhas-para-obras-inexistentes/>.
  14. Entrevista. selfiepoesia, 24/10/15. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OpkDUdH93b0>.
  15. Escritores negros na 62ª Feira de Livros de Porto Alegre: quantos e quais? Blog pessoal do crítico, 18/07/16. Disponível em: <http://poesia-pau.blogspot.com.br/2016/07/escritores-negros-na-62-feira-do-livro.html>.
  16. Qual é a feira? Blog pessoal do crítico, 27/07/16. Disponível em: <http://poesia-pau.blogspot.com.br/2016/07/qual-e-da-feira.html>.
  17. A poesia e a música popular. Blog pessoal do crítico, 07/11/16. Disponível em: <http://poesia-pau.blogspot.com.br/2016/11/a-poesia-e-musica-popular.html>.
  18. Entrevista. Nonada, 23/10/17. Disponível em: <http://www.nonada.com.br/2017/10/ronald-augusto/>.
  19. Naturalizar a diversidade literária. Blog pessoal do crítico, 24/11/17. Disponível em: <https://poesia-pau.blogspot.com.br/2017/11/naturalizar-diversidade-literaria.html>.
  20. A poesia que funciona. Nonada, 05/01/18. Disponível em: <http://www.nonada.com.br/2018/01/poesia-que-funciona/>.



AVELAR, Idelber.
  1. Cânone literário e valor estético. Disponível em: <http://www.revistaforum.com.br/idelberavelar/2011/09/30/canone-literario-e-valor-estetico/> e <http://idelberavelar.com/canone-abralic-2011.pdf>.



AZEVEDO, Carlito.
  1. Frase própria na pirâmide da tradição. Jornal do Brasil, 29/11/93. Disponível em: <http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=154083_05&pagfis=22103>.
  2. Seria uma rima, não uma solução. Jornal do Brasil, 24/09/05. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_12&pesq=Poesia%20contempor%C3%A2nea&pasta=ano%202005\edicao%2000169>.
  3. Conversa de avião. Jornal do Brasil, 26/11/05. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_12&pesq=Poesia%20contempor%C3%A2nea&pasta=ano%202005\edicao%2000232>.
  4. EntrevistaO Globo, 10/04/10. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2010/04/10/carlito-azevedo-fala-sobre-nova-pagina-de-poemas-282522.asp>.
  5. EntrevistaFolha.com, 17/09/11. Disponível em: <http://m.folha.uol.com.br/ilustrada/976746-editar-bem-poesia-e-aceitar-editar-antimercadoria-diz-escritor.html>.



BAJO, Beatriz.
  1. Pirraça de cacos de sol: a poesia brasileira e as transgressões contemporâneas. Cronópios, 13/08/07. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=8782&portal=>.



BEI, Aline.
  1. EntrevistaLiteratorios, 150, 17/10/17. Disponível em: <https://youtu.be/CoQs5g40xDA>.



BERTOZZI, Carina.
  1. Literatura negra - uma outra história. Cronópios, 12/08/08. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=8780&portal=>.



BACELLAR, Laura.
  1. O mito do bestseller. Escreva seu livro, 01/11/14. Disponível em: <http://www.escrevaseulivro.com.br/escreva3/122-o-mito-do-bestseller.html>.
  2. O que é ser editor. Entrevista. Histórias do Livro, 01/12/14. Disponível em: <http://didabessana.wix.com/historiasdolivro#!LAURA-BACELLAR-O-QUE-É-SER-EDITOR-Parte-1/cy8f/83CF9252-ED7F-4402-9885-AEAA5AE414CC> e <http://didabessana.wix.com/historiasdolivro#!LAURA-BACELLAR-O-QUE-É-SER-EDITOR-Parte-2/cy8f/3192D6E2-707F-4FE6-99A5-3630744B9DA5>.



BOL  NOTÍCIAS.
  1. Escritoras condenam o termo "literatura feminina" e exigem igualdade. 25/07/15. Disponível em: <http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2015/07/25/escritoras-condenam-o-termo-literatura-feminina-e-exigem-igualdade.htm>.



BRAS, Luiz (Org.).
  1. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (1). Rascunho, mai./13. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil/>.
  2. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (2)Rascunho, jun./13. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-2/>.
  3. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (3)Rascunho, jul./13. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-3/>.
  4. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (4)Rascunho, ago./13. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-4/>.
  5. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (5)Rascunho, set./13. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-5/>.
  6. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (6)Rascunho, out./13. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-6/>.
  7. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (7)Rascunho, nov./13. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-7/>.
  8. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (8)Rascunho, dez./13. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-8/>.
  9. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (9)Rascunho, jan./2013. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-9/>.
  10. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (10)Rascunho, fev./2013. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-10/>.
  11. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (11)Rascunho, mar./2013. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-11/>.
  12. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (12)Rascunho, abr./2013. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-12/>.
  13. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (13)Rascunho, mai./2013. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-13/>.
  14. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (14)Rascunho, jun./2013. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-14/>.
  15. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (15)Rascunho, jul./2013. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-15/>.
  16. Pesquisa sobre a evolução literária no Brasil (Final)Rascunho, ago./2013. Disponível em: <http://rascunho.com.br/pesquisa-sobre-a-evolucao-literaria-no-brasil-final/>.
  17. Bom, mediano ou ruim? (Epílogo à pesquisa acima). Rascunho, out./2014. Disponível em: <http://rascunho.com.br/bom-mediano-ou-ruim/>.



BRENNER, Wagner.
  1. Por que os livros escritos entre 1920-1990 estão sumindo? Update or die!, 10/10/13. Disponível em: <http://www.updateordie.com/2013/10/10/por-que-os-livros-escritos-entre-1920-e-1990-estao-desaparecendo-das-prateleiras/>.



BRITTO, Paulo Henriques.
  1. Entrevista. Jornal do Brasil, 2004. Disponível em: <http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=030015_12&pagfis=121012>.
  2. Para uma tipologia do verso livre em inglês e portuguêsRevista Brasileira de Literatura Comparada, n. 19, 2011. Disponível em: <http://www.abralic.org.br/downloads/revistas/1415577837.pdf>.
  3. O lugar do poeta e da poesia hoje. Musa Rara, 18/02/13. Disponível em: <http://www.musarara.com.br/o-lugar-do-poeta-e-da-poesia-hoje>.
  4. Brazilian Poetry Today. Los Angeles Review of Books, 24/11/13. Disponível em: <https://lareviewofbooks.org/essay/brazilian-poetry-today-2/>.
  5. Ritmo e verso livre. Palestra ABRALIC, 17/07/15. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JP5FCMcVCWw>.
  6. Entrevista. Ciência & Letras, 06/11/17. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dKReZHeOMsk>.



BRUM, Eliane.
  1. A língua que somos, a língua que podemos ser. Época. 09/01/12. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2012/01/lingua-que-somos-lingua-que-podemos-ser.html>.



BOSI, Viviana.
  1. Poesia em trânsito. Revista de Letras USP, v. 45, n. 1, 2005. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/letras/article/view/182>.
  2. O sujeito na poesia contemporânea. Palestra, 13/11/13. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rLyImgynJhg>.



BUENO, Alexei.
  1. Matérias e tintas no ateliê verbalJornal do Brasil, 29/11/93. Disponível em: <http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=154083_05&pagfis=22103>.
  2. Entrevista. Jornal do Brasil, 31/01/02. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_12&pesq=%22nelson%20ascher%22&pasta=ano%202002\edicao%2000297>.



BUSATO, Susanna.
  1. O espaço urbano como construção poética do sujeito. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 45, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/14738>.
  2. As performances da voz no espaço da poesia brasileira contemporâneaEstud. Lit. Bras. Contemp. no.49 Brasília Sept./Dec. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182016000300233&lng=en&nrm=iso>.



BYLAARDT, Cid Ottoni.
  1. A estética contemporânea: nova poética, novo olhar. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 39, 2012. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/7472>.



CALCANHOTO, Adriana.
  1. Decisões radicais. Coluna da autora no O Globo, 28/06/15. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/decisoes-radicais-16580469>.
  2. Entrevista. Época, 15/02/17. Disponível em: <http://epoca.globo.com/cultura/noticia/2017/02/adriana-calcanhotto-nao-tenho-vergonha-de-dizer-que-nao-leio-mais-prosa.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=compartilharDesktop>.
  3. Entrevista. Suplemento Pernambuco, 16/02/17. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/entrevistas/1802-n%C3%A3o-estou-interessada-na-posi%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica-dos-poetas.html>.



CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO.
  1. Pesquisa Fipe CBL / SNEL, de 2002 a 2016. 22/07/14. Disponível em: <http://cbl.org.br/downloads/fipe>.



CÂMARA DOS DEPUTADOS.
  1. Somente 25% dos brasileiros são leitores plenos. 30/06/15. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/491351-SOMENTE-25-DOS-BRASILEIROS-SAO-LEITORES-PLENOS,-DIZ-SECRETARIO-DO-PLANO-DA-LEITURA.html>.



CAMARGO, Goiandira Ortiz.
  1. Subjetividade lírica à margem do centro na poesia contemporânea brasileira e portuguesa. XII Congresso Internacional da ABRALIC, 18 a 22 de julho de 2011. Disponível em: <http://www.abralic.org.br/anais/cong2011/AnaisOnline/resumos/TC1196-1.pdf>.
  2. _________; ROSA, Olliver Maria. A performance da voz e a subjetividade na poesia contemporânea. Outra Travessia, n. 15, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/2176-8552.2013n15p205>.



CAMPOS, Haroldo de.
  1. Poesia e modernidade: o poema pós-utópico. Folha de São Paulo, Folhetim, 14/10/84, p. 3-5. Disponível em: <http://acervo.folha.com.br/fsp/1984/10/14/348/>.



CARVALHO, Olavo.
  1. Conversa com Yuri Vieira. Youtube,  2006 (ver descrição). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Qclk8s3uiMw>.
  2. Saudades da literatura. Diário do Comércio, 23/01/06. Disponível em: <http://www.olavodecarvalho.org/semana/060123dce.htm>.
  3. História, literatura, filosofia e realidade. Youtube, 20/10/11. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eMteM1v6fxA> e <https://www.youtube.com/watch?v=eiIF3DZpeMk>.
  4. Política e literatura. Terça Livre, 10/02/15. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=S_a8GM86opo>.
  5. Literatura no BrasilOlavo de Carvalho TV, 10/04/16. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IZWrziYclMA>.



CASTELLO, José.
  1. Política e poesia. O Globo, 25/04/2012. Disponível em: <http://blogs.oglobo.globo.com/jose-castello/post/politica-poesia-440037.html/>.
  2. A poesia como provaO Globo, 13/06/12. Disponível em: <http://blogs.oglobo.globo.com/jose-castello/post/a-poesia-como-prova-450367.html/>.
  3. Tempo dos poetas menores. A literatura na poltrona, 26/11/14. Disponível em: <http://blogs.oglobo.globo.com/jose-castello/post/tempo-dos-poetas-menores-553936.html>.
  4. A poesia não morreu. A literatura na poltrona, 14/01/15. Disponível em: <http://blogs.oglobo.globo.com/jose-castello/post/a-poesia-nao-morreu-558592.html>.
  5. A morte do autor. A literatura na poltrona, 08/04/15. Disponível em: <http://blogs.oglobo.globo.com/jose-castello/post/a-morte-do-autor-564494.html>.



CASTRO, Maria Glória.
  1. O interdito no ideal de nação: a lesbiana existe para a literatura brasileira? Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 32, 2008. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1998>.



CHACAL.
  1. EntrevistaSuplemento Pernambuco, 17/01/17. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/entrevistas/1776-chacal-a-melhor-antologia-%C3%A9-a-estante-da-sua-casa.html>.



CHAGAS, Pedro Dolabela.
  1. Após a nacionalidade: história do romance e produção romanesca no Brasil e na América Latina. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 38, 2011. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/6680>.



CICERO, Antonio.
  1. Entrevista. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/antoniocicero/storm.html>.
  2. Letra de canção e poesia. Folha de São Paulo, 16/06/07. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1606200734.htm>.
  3. O sentido da vanguarda. Folha de São Paulo, 03/05/08. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0305200837.htm>.
  4. Vanguarda e fetiche. Folha de São Paulo, 03/03/09. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0703200929.htm>.



CONEXÕES.
  1. Os caminhos da poesia brasileira contemporânea. Itaú Cultural, 15/12/08. Disponível em: <http://conexoesitaucultural.org.br/noticias/os-caminhos-da-poesia-contemporanea-brasileira/>.



CORRÊA, Thiago.
  1. Poesia vende? Vaca Tussa, 30/11/14. Disponível em: <http://www.vacatussa.com/poesia-vende/>.



CORREIO BRASILIENSE.
  1. Poesia contemporânea usa tecnologia para expandir suas fronteiras. 13/03/16. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2016/03/13/interna_diversao_arte,521714/poesia-contemporanea-usa-tecnologia-para-expandir-suas-fronteiras.shtml>.



CORTÊZ, Natacha.
  1. Mulheres, literatura e mais uma provocação. Confeitaria, 18/06/15. Disponível em: <http://confeitariamag.com/natachacortez/mulheres-literatura-e-mais-uma-provocacao/>.



COSENZA, Fernanda.
  1. Mulheres que editamMulheres que escrevem, 13/04/17. Disponível em: <https://medium.com/mulheres-que-escrevem/mulheres-que-editam-2c5772e00300>.



COSLEI, Alexandre.
  1. O estelionato da literatura. Obvious. Disponível em: <http://lounge.obviousmag.org/paragrafo/2015/06/o-estelionato-da-literatura.html#ixzz3d2hiNRsE>.



CRISTOBO. Aníbal.
  1. O que você acha da situação da poesia no Brasil? (Comentários) Blog As escolhas afetivas, 16/11/06. Disponível em: <http://asescolhasafectivas.blogspot.com.br/2006/11/ninguen-de-ninguem-1-foro-o-que-voc.html>.



CYNTRÃO, Sylvia Helena.
  1. O lugar da poesia brasileira contemporânea: um mapa da produção. IPOTESI, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 83-92, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2011/04/8-O-lugar-da-poesia-brasileira-contempor%C3%A2nea-um-mapa-da-produ%C3%A7%C3%A3o.pdf>.



CUNHA, Juliana.
  1. Quem escreve o século 21. Nonada, 30/10/14. Disponível em: <http://julianacunha.com/nonada/quemescreveoseculo/>.



CUNHA, Martim Vasques da.
  1. Entrevista. Podcast Mises, 04/01/13. Disponível em: <http://www.mises.org.br/FileUp.aspx?id=238>.
  2. Entrevista. ConaLit, 03/11/14. Disponível em: <https://youtu.be/m05EZCgkVKE>.
  3. Entrevista. Denise Abreu, 29/03/15. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=a3q8sYArFhE>.
  4. Glória sem poeira. Folha de São Paulo, 30/11/15. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/2015/11/1712742-gloria-sem-poeira.shtml>.
  5. Entrevista. Bruno Garschagen, 01/10/15. Disponível em: <https://youtu.be/PSefut52lRw>.
  6. Entrevista. Podcast Mises, 04/12/15. Disponível em: <https://soundcloud.com/riobravoinvestimentos/martim-vasques-da-cunha-uma-inesperada-historia-da-literatura-brasileira>.
  7. Entrevista. Nivaldo Cordeiro, 10/12/15. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Dv8WDFkNqz8>.
  8. Entrevista. Dossiê, 25/01/16. Disponível em: <https://youtu.be/VtrLNQi8Ts8>.
  9. Entrevista. Lobão no ar, 17/02/16. Disponível em: <https://youtu.be/AItisSIifwE>.
  10. Entrevista. Bunkerdoc, 06/05/16. Disponível em: <https://youtu.be/ux_ycI-IF3M>.
  11. Esquizofrenia literária. Amálgama, 29/06/16. Disponível em: <https://www.revistaamalgama.com.br/06/2016/flip-esquizofrenia-literaria/>.
  12. Adeus a BizâncioAmálgama, 23/01/17. Disponível em: <https://www.revistaamalgama.com.br/01/2017/adeus-a-bizancio-era-da-incerteza-cormac-mccarthy/>.



CURY, Maria Zilda Ferreira.
  1. Poéticas da precariedade. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 41, 2013. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9133>.



CRUZ, Edson.
  1. Em busca da consciência perdida. Musa Rara, 15/02/12. Disponível em: <http://www.musarara.com.br/em-busca-da-consistencia-perdida>.



DALCASTAGNÈ, Regina.
  1. Entrevista. Jogo de Ideias, 2006. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=J-mnlLEWIho>.
  2. A construção do feminino no romance brasileiro contemporâneo. Crimic. Disponível em: <http://www.crimic.paris-sorbonne.fr/IMG/pdf/dalcastagne.pdf>.
  3. Imagens da mulher na narrativa brasileira. Letras UFMG. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_txt/er_15/er15_rd.pdf>.
  4. A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004. GELBC. Disponível em: <http://www.gelbc.com.br/pdf_revista/2602.pdf>.
  5. Entre silêncios e estereótipos: relações raciais na literatura brasileira contemporânea. GELBC. Disponível em: <http://www.gelbc.com.br/pdf_revista/3105.pdf>.
  6. Para não ser trapo no mundo: as mulheres negras e a cidade na literatura brasileira contemporânea. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 44, 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/12518>.
  7. Estudo sobre romances brasileiros aponta pequena presença de personagens negros. Entrevista. O Globo, 18/04/15. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/livros/estudo-sobre-romances-brasileiros-aponta-pequena-presenca-de-personagens-negros-15909151>.
  8. Por que precisamos de escritoras e escritores negros? Blog do GELBCUNB. 13/06/15. Disponível em: <http://gelbcunb.blogspot.com.br/2015/06/por-que-precisamos-de-escritoras-e.html>.
  9. A construção do feminino no romance brasileiro contemporâneo. Blog do GELBCUNB. 18/06/15. Disponível em: <http://gelbcunb.blogspot.com.br/2015/07/a-construcao-do-feminino-no-romance.html?spref=fb>.
  10. Para além da "perspectiva do alpendre". Pernambuco, jul./2015. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%A3o-impressa/71-ensaio/1452-para-al%C3%A9m-da-%E2%80%9Cperspectiva-do-alpendre%E2%80%9D.html>.
  11. Sobre uma crítica que ignora o real. Suplemento Pernambuco, 23/03/17. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/72-resenha/1825-literatura-mutante,-cr%C3%ADtica-im%C3%B3vel.html>.
  12. Do que tem tratado a crítica acadêmica. Suplemento Pernambuco, 02/05/17. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/artigos/1859-do-que-tem-tratado-a-cr%C3%ADtica-acad%C3%AAmica.html>.
  13. Entrevista. Cândido. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=617>.



DANIEL, Claudio.
  1. Revistas definem o panorama literário. Musa Rara, 06/05/13. Disponível em: <http://www.musarara.com.br/revistas-definem-o-panorama-literario>.



DEALTRY, Giovanna.
  1. A poesia pode (ou não) ser uma ação entre amigos? Texto Território, 30/11/14. Disponível em: <http://www.textoterritorio.pro.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=952:a-poesia-n%C3%A3o-pode-ser-uma-a%C3%A7%C3%A3o-entre-amigos&catid=12:opiniao&Itemid=4>.



DECLERQ, Marie.
  1. Escritoras brasileiras falam sobre as dificuldades de publicar no paísEstudos de Vice, 18/04/17. Disponível em: <https://www.vice.com/pt_br/article/escritoras-brasileiras-falam-sobre-as-dificuldades-de-publicar-no-pais>.



DEMARCHI, Ademir.
  1. Sintomas e remédios da poesia contemporânea. Germina, 2002-2003. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/literatura5.htm>.



DE NÁPOLI, Cristan.
  1. Formacion de la poesía brasileña: 1945-2008. Modo de Usar, 04/04/09. Disponível em: <http://revistamododeusar.blogspot.com.br/2009/03/formacion-de-la-poesia-brasilena-1945.html>.



DEPLAGNE, Luciana Eleonora.
  1. Gênero em desafio: das trobairitz provençais às repentistas nordestinas. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 35, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1653>.



DIAS, Ângela.
  1. A estratégia da revolta: literatura marginal e construção da identidade. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 27, 2006. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/2109>.



DICK, André.
  1. Os poetas-críticos da modernidade.  Poesia contemporânea brasileira: algumas notasEutomia, ed. 9, ano V, jul./2012, p. 98-129. Disponível em: <http://www.revistaeutomia.com.br/v2/wp-content/uploads/2012/08/Poesia-brasileira-contempor%C3%A2nea-algumas-notas_p.98-129.pdf>.



DINIZ, Joseilda.
  1. Recriar o espaço de voz do poeta: a memória entre dois mundos. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 35, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1647>.



DOLHNIKOFF, Luis.
  1. Poesia média e grandes questões. Cronópios, 12/04/06. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=7382&portal=>.
  2. Porque letra de música não é poesia. Cronópios, 28/09/07. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=8892&portal=>.
  3. Sobre prêmios (não tão) literários. Sibila, 04/04/09. Disponível em: <http://sibila.com.br/critica/sobre-premios-nao-tao-literarios/2122>.
  4. A crítica nua. Sibila, 28/04/09. Disponível em: <http://sibila.com.br/critica/a-critica-nua/2794>.
  5. Diário de um detento: a poesia na era Lula. Sibila, 24/04/10. Disponível em: <http://sibila.com.br/mapa-da-lingua/diario-de-um-detento-a-poesia-na-era-lula/3583>.
  6. Poesia brasileira contemporânea social club. Sibila, 12/07/11. Disponível em: <http://sibila.com.br/critica/poesia-brasileira-contemporanea-social-club/4894>.
  7. A crítica em estado crítico. Sibila, 19/09/11. Disponível em: <http://sibila.com.br/critica/a-critica-em-estado-critico/4985>.
  8. Por que, afinal, a literatura brasileira não vende? E por que venderia? Sibila, 08/01/13. Disponível em: <http://sibila.com.br/cultura/por-que-afinal-a-literatura-brasileira-nao-vende-e-por-que-venderia/9057>.



DOMENECK, Ricardo.
  1. EntrevistaGermina, 23/03/06. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/pcruzadas2_mar2006.htm>.
  2. Entrevista. Inimigo Rumor 17, 22/02/08. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2008/02/entrevista-publicada-na-inimigo-rumor.html>.
  3. Entrevista. Portal Literal, 22/02/08. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2008/02/entrevista-para-o-portal-literal.html>.
  4. Perceptions of reality. Flasher, 07/03/08. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2008/03/perceptions-of-reality.html>.
  5. Entrevista. Armadilha Poética (trechos), 11/03/08. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2008/03/trechos-de-uma-entrevista.html> e <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2008/03/make-it-new-make-it-necessary.html>.
  6. Poesia em fuga de alcatraz de papel. Blog pessoal do autor, 23/03/08. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2008/03/poesia-em-fuga-da-alcatraz-de-papel.html>.
  7. Poesia: entre Goulart e Collor. Blog pessoal do autor, 28/04/08. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2008/04/poesia-entre-goulart-e-collor.html>.
  8. Poesia em fuga de alcatraz de papel, parte II. Blog pessoal do autor, 31/05/08. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2008/05/poesia-em-fuga-da-alcatraz-de-papel.html>.
  9. O tal de voco do verbo visual. Blog pessoal do autor, 24/06/08. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2008/06/o-tal-de-voco-do-verbo-visual.html>.
  10. Concretude de correnteza e densidade de redemoinho. Germina, jul./2008. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/2008/literatura_jul2008_ricardodomeneck.htm>.
  11. Oh sincrônica est(É)tica. Blog pessoal do autor, 16/07/08. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2008/07/sincronia-e-esttica-para-madres.html>.
  12. O poeta verbivocovisualCronópios, 11/08/08. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=9563&portal=>.
  13. As vanguardas vivas. Blog pessoal do autor, 22/08/08. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2008/08/as-vanguardas-vivas.html>.
  14. Uma pergunta, uma resposta. Blog pessoal do autor, 26/02/09. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2009/02/uma-pergunta-uma-resposta.html>.
  15. Heróis à sua escolha. Blog pessoal do autor, 02/03/09. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2009/03/herois-sua-escolha.html>.
  16. O que é est-É-tica. Blog pessoal do autor, 28/04/09. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2009/04/o-que-e-o-que-e-est-e-tica.html>.
  17. Sim ao crônico dia. Blog pessoal do autor, 04/05/09. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2009/05/sim-ao-cronico-dia.html>.
  18. O jogo de equivalências. Blog pessoal do autor, 16/05/09. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2009/05/o-jogo-de-equivalencias.html>.
  19. Feira de sextinas às sextas-feiras. Blog pessoal do autor, 29/05/09. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2009/05/feira-de-sextinas-as-sextas-feiras.html>.
  20. "Primazia de premências" ou "Resposta a Érico Nogueira". Blog pessoal do autor, 03/06/09. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2009/06/primazia-das-premencias-ou-resposta.html>.
  21. Aritmética sem manejo. Blog pessoal do autor, 16/06/09. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2009/06/aritmetica-sem-bom-manejo.html>.
  22. O artesão e o inventor. Blog pessoal do autor, 28/09/09. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2009/09/o-artesao-e-o-interventor.html>.
  23. Cânone s.m. Blog pessoal do autor, 10/09/09. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2009/09/conversa-sobre-o-canone-e-critica-num.html>.
  24. O ventríloco no esconderijo. Disponível em: <https://goo.gl/kXXFA4>.
  25. Exercício de resposta. Blog pessoal do autor, 16/01/10. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2010/01/exercicios-de-resposta.html>.
  26. "Contexto uterino" ou "Sambando com stiletto até onde o Anjo de Benjamin pisa de leve" ou "Eis o X de vosso X"Blog pessoal do autor, 26/03/10. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2010/03/contexto-uterino-ou-sambando-com.html>.
  27. A textualidade em algumas poetas brasileiras do século XX e início do século XXIModo de Usar, 10/04/10. Disponível em: <http://revistamododeusar.blogspot.com.br/2010/04/poeticas-contemporaneas-textualidade-em.html>.
  28. Entre a criação e a curadoria. Blog pessoal do autor, 21/04/10. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2010/04/entre-criacao-e-curadoria.html>.
  29. Entre a alegria e a alergia. Blog pessoal do autor, 20/07/10. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2010/07/entre-alegria-e-alergia.html>.
  30. Das fatrasies medievais a DADA, do Sapateiro ao Rilke ShakeModo de Usar, 24/10/10. Disponível em: <http://revistamododeusar.blogspot.com.br/2010/03/poeticas-contemporaneas-das-fatrasies.html>.
  31. Comentários a um poema recente e a resposta a uma crítica malcriada e anonima. Blog pessoal do autor, 31/07/11. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2011/07/comentarios-um-poema-recente-e-resposta.html>.
  32. Entrevista. escamandro, 25/11/11. Disponível em: <https://escamandro.wordpress.com/2011/11/25/ricardo-domeneck/>.
  33. Minha palestra de três dias sobre a poesia brasileira no Centro Cultural Brasil-México: lista dos poetas e poemas que li e comentei. Blog pessoal do autor, 15/12/11. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2011/12/minha-palestra-de-tres-dias-sobre.html>.
  34. Pequeno comentário sobre a função política do poeta a partir de dois poemas de Buffy Sainte-Marie. Blog pessoal do autor, 31/03/12. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2012/03/pequeno-comentario-sobre-funcao.html>.
  35. Fragmentos de um ensaio que eu talvez jamais termine. Blog pessoal do autor, 21/08/12. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2012/08/fragmentos-e-notas-de-um-ensaio-que-eu.html>.
  36. Útero, XX, GENRE/GENDER (1). Modo de Usar, 23/01/13. Disponível em: <http://revistamododeusar.blogspot.com.br/2013/01/utero-xx-gendergenre-1_23.html>.
  37. Útero, XX GENRE/GENDER (2). Modo de Usar, 07/05/13. Disponível em: <http://revistamododeusar.blogspot.com.br/2013/05/utero-xx-gendergenre-2-partir-de-susan.html>.
  38. Comentários ao artigo 'Poesia Brasileira Hoje' de Paulo Henriques BrittoBlog pessoal do poeta, 03/01/14. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2014/01/comentario-ao-artigo-poesia-brasileira.html>.
  39. Contemporany Brazilian Poetry, in the singular: giving voice to a few tongues, silencing hundreds (1). Babelsprech, 24/04/14. Disponível em: <http://www.babelsprech.org/tuerme-der-nachbarn-2-brasilien-13/>.
  40. Contemporany Brazilian Poetry, in the singular: giving voice to a few tongues, silencing hundreds (2)Babelsprech, 16/04/14. Disponível em: <http://www.babelsprech.org/tuerme-der-nachbarn-2-brasilien-23/>.
  41. Contemporany Brazilian Poetry, in the singular: giving voice to a few tongues, silencing hundreds (3)Babelsprech, 09/05/14. Disponível em: <http://www.babelsprech.org/tuerme-der-nachbarn-brasilien-33/>.
  42. Alguns tradutores brasileiros hojeBlog do autor na DW Brasil, 25/08/14. Disponível em: <http://blogs.dw.de/contraacapa/?p=205#comments>.
  43. Nota sobre literatura e consciência negra. Blog do autor na DW Brasil, 24/11/14. Disponível em: <http://blogs.dw.de/contraacapa/nota-sobre-literatura-e-consciencia-negra/>.
  44. Inconstitucionalissimamente. Blog do autor na DW Brasil, 18/12/14. Disponível em: <http://blogs.dw.de/contraacapa/inconstitucionalissimamente/>.
  45. As obscuras. Blog do autor na DW Brasil, 05/01/15. Disponível em: <http://blogs.dw.de/contraacapa/as-obscuras-de-vivian-maier-a-hilda-machado/>.
  46. Literatura durante e após a catástrofe. Blog do autor na DW Brasil, 28/01/15. Disponível em: <http://blogs.dw.de/contraacapa/literatura-durante-e-apos-a-catastrofe/>.
  47. Mulheres, homens e a violência milenar dos últimos sobre as primeiras. Blog do autor na DW Brasil, 11/02/15. Disponível em: <http://blogs.dw.de/contraacapa/mulheres-homens-e-a-violencia-milenar-dos-ultimos-sobre-as-primeiras/>.
  48. O que está em crise quando se diz em crise a poesia. Blog do autor na DW Brasil, 11/03/15. Disponível em: <http://blogs.dw.de/contraacapa/o-que-esta-em-crise-quando-se-diz-em-crise-a-poesia/>.
  49. Jornalismo cultural. Blog do autor na DW Brasil, 17/04/15. Disponível em: <http://blogs.dw.de/contraacapa/jornalismo-cultural/>.
  50. Notícias do front literário: nada de novo? Blog do autor na DW Brasil. 01/07/15. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/noticias-do-front-literario-nada-de-novo/>.
  51. Flip 2015. Blog do autor na DW Brasil. 01/07/15. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/flip-2015/>.
  52. "A poesia e a política são demais para um só homem". Blog do autor na DW Brasil. 14/07/15. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/a-politica-e-a-poesia-sao-demais-para-um-so-homem/>.
  53. Ainda sobre escrita e engajamento. Blog do autor na DW Brasil. 24/07/15. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/ainda-sobre-escrita-e-engajamento/>.
  54. Ave Maria, mulheres! Blog do autor na DW Brasil. 08/03/16. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/ave-maria-mulheres/>.
  55. Sobre o politicamente correto em literatura. Blog do autor na DW Brasil. 15/04/16. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/sobre-o-politicamente-correto-em-literatura>.
  56. FLIP 2016. Blog do autor na DW Brasil, 30/05/16. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/flip-2016/>.
  57. A escrita do amor fora das normas do patriarcado brasileiro. Blog do autor na DW Brasil, 04/08/16, 10/08/16 e 04/04/17. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/a-escrita-do-amor-fora-das-normas-do-patriarcado-brasileiro-primeira-parte/> e <http://blogs.dw.com/contraacapa/a-escrita-do-amor-fora-das-normas-do-patriarcado-brasileiro-segunda-parte/> e <http://blogs.dw.com/contraacapa/a-escrita-do-amor-fora-das-normas-do-patriarcado-brasileiro-terceira-parte>.
  58. Letras civis: os laços de língua entre cidadãos. Blog do autor na DW Brasil, 21/09/16. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/letras-civis-os-lacos-de-lingua-entre-cidadaos/>.
  59. O nome é Elena Ferrante. Blog do autor na DW Brasil, 05/10/16. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/o-nome-e-elena-ferrante>.
  60. Parábola do solista do coro (ou Estudos em Literatura Masculina Branca Heterossexual). Blog do autor na DW Brasil, 19/10/16. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/parabola-do-solista-e-do-coro-ou-estudos-em-literatura-masculina-branca-heterossexual/>.
  61. Dylan, ainda. Blog do autor na DW Brasil, 24/10/16. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/dylan-ainda/>.
  62. Quem nós lemos? Blog o autor na DW Brasil, 18/01/17. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/quem-nos-lemos/>.
  63. Os autores esquecidos do arquipélago Brasil. Blog do autor na DW Brasil, 01/03/17. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/os-autores-esquecidos-do-arquipelago-brasil>.
  64. Em memória de Pedro Nava. Blog do autor na DW Brasil, 10/04/17. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/em-memoria-de-pedro-nava>.
  65. A fala e a escrita dos animais. Blog do autor na DW Brasil, 18/04/17. Disponível em: <http://blogs.dw.com/contraacapa/a-fala-e-a-escrita-dos-animais>.
  66. Entrevista. Literaturport, 17/07/17. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zLsOd0G66PQ>.



DUARTE, Eduardo.
  1. Literatura afro-brasileira: um conceito em construção. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 31, 2008. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/2017>.



ESLAVA, Fernando.
  1. Literatura marginal: o assalto ao poder da escrita. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 24, 2004. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/2151>.



FALBO, Conrado Vito Rodrigues.
  1. Poesia, performance e tecnologia: em busca do corpo mediatizado. Hiper Textus, v. 4, jan. 2010. Disponível em: <http://www.hipertextus.net/volume4/Conrado-Vito-Rodrigues-FALBO.pdf>.



FECOMÉRCIO-RJ.
  1. Cultura no Brasil (Pesquisa). 2007. Disponível em: <http://www.fecomercio-rj.org.br/publique/media/Pesquisa%20Cultura.pdf>.
  2. Tristes justificativas. Revista Conexão Rio, maio/2008. Disponível em: <http://www.fecomercio-rj.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=3990&sid=228>.
  3. Brasileiro não consome bens culturais por falta de hábito e porque não gosta. 2009. Disponível em: <http://goo.gl/zgx4An>.
  4. Hábito cultural do brasileiro cresce em 2010, segundo Pesquisa da Fecomércio-RJ. 2010. Disponível em: <http://goo.gl/zstQ3n>.
  5. Brasileiros se dedicam menos às atividades culturais em 2011. 2011. Disponível em: <https://goo.gl/>.
  6. Livro volta a ganhar espaço no lazer brasileiro. 2013. Disponível em: <http://www.fecomercio-rj.com.br/publique/media/Pesquisa%20de%20Cultura.pdf>.
  7. Brasileiro leu menos e foi mais ao teatro em 2014. (Matéria jornalística.) Brasil Post, 22/04/15. Disponível em: <http://www.brasilpost.com.br/2015/04/22/consumo-cultura-diminuiu-2014_n_7121904.html>.



FERRARO, Alceu Ravanello.
  1. Analfabetismo e níveis de letramento no Brasil: o que dizem os censos? Educ. Soc., vol. 23, n. 81, dez./2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13930.pdf>.



FERRITO, Ronaldo.
  1. A Arte da Ação. Mura Rara, 27/01/13. Disponível em: <http://www.musarara.com.br/a-arte-da-acao>.



FERNANDES, Pádua.
  1. Sobre poesia, já. O palco e o mundo, 18/07/15. Disponível em: <http://opalcoeomundo.blogspot.com.br/2015/07/sobre-poesia-ja.html>.
  2. A perda da terra e a poesia contemporânea brasileira. O palco e o mundo, 14/09/17. Disponível em: <http://opalcoeomundo.blogspot.com.br/2017/09/a-perda-da-terra-e-poesia-contemporanea.html>.



FILHO, Domício Proença.
  1. A trajetória do negro na literatura brasileira. Estud. av., vol. 18, n. 50, jan./abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000100017>.



FISCHER, Luis Augusto.
  1. O Enem pode prejudicar o ensino de literatura nas escolas? O Globo. 13/08/11. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2011/08/13/o-enem-pode-prejudicar-ensino-de-literatura-nas-escolas-398339.asp>.



FLIPOBRE. 1ª ed.
  1. Formação de leitores. Caminhos e responsabilidades do leitor e do editor. 07/12/14. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UhriTw2JWjg&list=UUbH95lBisHga8ykUCuSJR6g>.
  2. As relações perigosas: como, quando e por quê as esferas ética e estética entram em contato. 07/12/14. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Y9hb_50CpQk&list=UUbH95lBisHga8ykUCuSJR6g>.
  3. Machismo na literatura. 07/12/14. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wovGCr0ppD0&list=UUbH95lBisHga8ykUCuSJR6g>.
  4. O Brasil tem muito autor pra pouco escritor? 07/12/14. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=z-dGGhJEZ0Y&list=UUbH95lBisHga8ykUCuSJR6g>.
  5. Editora pra quê? 07/12/14. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jgQkUvbZu7k&list=UUbH95lBisHga8ykUCuSJR6g>.



FLORES, Guilherme Gontijo.
  1. Autor, autores, leitores - tradução. Germina, abr./2015. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/2015/literatura_mar15_guilhermegontijoflores.htm>.
  2. Entrevista. Casa das rosas, 25/11/15. Disponível em: <https://youtu.be/3MNlFn_pO4A>.



FRANÇA, Júlio.
  1. O sublime na poesia contemporânea brasileira: uma reflexão para além do "hedonismo estetizado". 2001. Disponível em: <http://www.academia.edu/>.



FRANCHETTI, Paulo.
  1. A demissão da crítica. Germina, abr./2005. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/enc_pfranchetti_abr5.htm>.
  2. O mercado da crítica. Germina, out./2005. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/enc_pfranchetti_out05.htm>.
  3. _________; PÉCORA, Alcir; AMÂNCIO, Moacir. A crítica morreu? Germina. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/palavrascruzadas_set.htm>.
  4. Crise de versoCronópios, 02/11/08. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=9729&portal=>.
  5. Ensinar literatura para quê? dEsEnReDoS, nov.-dez./2009. Disponível em: <http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/03_ensaio_-_literatura_-_Franchetti.pdf>.
  6. Poesia digitalCronópios, 24/02/10. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=10495&portal=>.
  7. Considerações sobre alguma poesia contemporâneaSibila, 09/01/12. Disponível em: <http://sibila.com.br/critica/consideracoes-sobre-alguma-poesia-contemporanea/5046>.
  8. Crítica literária e saber universitário. Blog pessoal do crítico, 08/04/12. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com.br/2012/04/critica-literaria-e-saber-universitario.html>.
  9. Pós-tudo: a poesia depois de João Cabral [Remix]Sibila, 09/04/12. Disponível em: <http://sibila.com.br/critica/postudo-a-poesia-brasileira-depois-de-joao-cabral-remix/5260>.
  10. Editoras universitárias para quê? Blog pessoal do crítico, 07/11/12. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com.br/2012/11/editoras-universitarias.html>.
  11. Crítica hoje. Sibila, 05/11/12. Disponível em: <http://sibila.com.br/critica/critica-hoje/8306>.
  12. Notas sobre poesia e crítica de poesiaCronópios, 08/12/12. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=11532&portal=>.
  13. Poesia contemporânea e crítica de poesia. Sibila, 20/05/13. Disponível em: <http://sibila.com.br/critica/poesia-contemporanea-e-critica-de-poesia/9696>.
  14. O que fica do que passa: sobre o estudo e o ensino da literatura. Blog pessoal do crítico, 21/10/14. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com.br/2014/10/sobre-o-estudo-e-o-ensino-da-literatura.html>.
  15. Notas soltas. Blog pessoal do crítico, 24/03/15. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com.br/2015/03/notas-soltas.html>.
  16. Poesia em tempo e em espaços digitais. Blog pessoal do crítico, 14/06/15. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com.br/2015/06/poesia-em-tempo-e-em-espacos-digitais.html>.
  17. Considerações sobre crítica de poesia contemporânea. Signótica, v. 28, n. 1, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/44709>.



FREITAS, Denise Martins.
  1. Poesia é ouro sem valiaSibila, 08/03/12. Disponível em: <http://sibila.com.br/novos-e-criticos/poesia-e-ouro-sem-valia/5202>.
  2. Publique e pereça: a poesia brasileira hoje. Sibila, 24/09/12. Dispinível em: <http://sibila.com.br/novos-e-criticos/publique-e-pereca-a-poesia-brasileira-hoje/7436>.



FOGAÇA, Zaqueu.
  1. Os impasses da crítica literária contemporânea. Saraiva Conteúdo, 16/07/14. Disponível em: <http://www.saraivaconteudo.com.br/Materias/Post/58253>.



FORTUNA, Felipe.
  1. Um fracasso crítico. Jornal do Brasil, 16/01/99. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_11&pesq=%22nelson%20ascher%22&pasta=ano%201999\edicao%2000283>.
  2. Droga de literatura! Cronópios, 27/05/07. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=8590&portal=cronopios>.
  3. Uma resenha é uma resenha é uma resenha. Cronópios, 06/12/07. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=9023&portal=cronopios>.
  4. Uma resenha atrás da outra. Cronópios, 16/01/08. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=9071&portal=cronopios>.
  5. Poesia Brasileira Ltda. Cronópios, 04/02/08. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=9108&portal=cronopios>.
  6. Um ar de família. Cronópios, 23/03/08. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=9210&portal=cronopios>.
  7. Eu leio e você canta. Cronópios, 17/09/08. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=9633&portal=cronopios>.
  8. Diversas crises. Jornal do Brasil, 06/12/08. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_12&pesq=Poesia%20contempor%C3%A2nea&pasta=ano%202008\edicao%2000242>.
  9. Diversas crises. Cronópios, 10/12/08. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=9814&portal=cronopios>.
  10. A crítica literária no jornal e no livro. Cronópios, 02/09/11. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=11152&portal=>.



FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS.
  1. Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais. 2009. Disponível em: <http://forumleitura.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Censo-bibliotecas-publicas-brasil.pdf>.



G1.
  1. Ideia de que existe literatura feminina é forte e errada, diz Daniel Galera. 04/07/15. Disponível em: <http://g1.globo.com/pop-arte/flip/2015/noticia/2015/07/ideia-que-existe-literatura-feminina-e-forte-e-errada-diz-daniel-galera.html>.



GALVÃO, Walnice Nogueira; FILHO, Antonio Gonçalves.
  1. A produção nacional vista em perspectiva. Estadão, 13/08/11. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,a-producao-nacional-vista-em-perspectiva-imp-,757956>.



GARCEZ, Fabiano Fernandes.
  1. As várias artes poéticas contemporâneas. Zúnai. Disponível em: <http://www.revistazunai.com/ensaios/fabiano_fernandes_garcez_variasartespoeticas.htm>.



GARDEL, André.
  1. Versos dos anos 90. Jornal do Brasil, 15/09/11. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_12&pesq=Poesia%20contempor%C3%A2nea&pasta=ano%202001\edicao%2000159>.



GEISLER, Luisa.
  1. Eu escrevo como mulher, sim. O Globo, 22/11/14. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/livros/luisa-geisler-eu-escrevo-como-mulher-sim-14626000>.
  2. (Ainda) precisamos falar disso. Blog da Cia das Letras, 22/03/16. Disponível em: <http://historico.blogdacompanhia.com.br/2016/03/ainda-precisamos-falar-disso/>.
  3. Carta aberta ao autor não-publicado. Blog da Cia das Letras, 21/06/16. Disponível em: <http://historico.blogdacompanhia.com.br/2016/06/carta-aberta-ao-autor-nao-publicado/>.



GERMANO, Paulo.
  1. A crítica cultural perde peso e se reinventa na era das redes sociais. Zero Hora, 20/02/15. Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2015/02/a-critica-cultural-perde-peso-e-se-reinventa-na-era-das-redes-sociais-4704658.html>.



GINZBURG, Jaime.
  1. Literatura, Violência e MelancoliaAberje, 23/03/13. Disponível em: <https://youtu.be/NPBtZv_9ywI>.



GOMES, Igor.
  1. 26 poetas e o papel das antologias. Suplemento Pernambuco, 03/01/17. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/artigos/1762-26-poetas-hoje-e-o-papel-das-antologias.html>.
  2. Uma antologia salva pelo contexto históricoSuplemento Pernambuco, 10/02/17. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/72-resenha/1799-sobre-uma-antologia-salva-pelo-contexto-hist%C3%B3rico.html>.



GONÇALVES, Adelto.
  1. A literatura sob o olhar feminino. Germina, jun./2010. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/2010/letras28.htm>.



GONÇALVES, Bianca.
  1. Ser um escritor ruim é um privilégio brancoGrupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, 11/06/16. Disponível em: <http://gelbcunb.blogspot.com.br/2016/06/ser-um-escritor-ruim-e-um-privilegio.html>.



GONÇALVES, Lucas Reis.
  1. Literatura viral: a poesia brasileira nas redes sociais. Homo Literatus, 11/03/14. Disponível em: <http://homoliteratus.com/literatura-viral-poesia-brasileira-nas-redes-sociais/>.



GONÇALVES, Marcus Fabiano.
  1. Ritmo: tempo e movimento. Blog pessoal do poeta, 14/09/14. Disponível em: <http://marcusfabiano.wordpress.com/2014/09/14/ritmo-tempo-e-movimento/>.
  2. A poesia merece ir para o saco: notas de estética e sociologia da literatura. Sibila, 30/01/15. Disponível em: <http://sibila.com.br/novos-e-criticos/a-poesia-merece-ir-para-o-saco/11455>.



GRAÇA, Eduardo.
  1. Vôo da nova poesiaJornal do Brasil, 05/12/98. Disponível em: <http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=030015_11&pagfis=252409>.



GUEDES, Diogo.
  1. Autoras e críticas debatem o papel da mulher na literatura contemporânea. Jornal do Commercio, 28/12/14. Disponível em: <http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/literatura/noticia/2014/12/28/autoras-e-criticas-debatem-o-papel-da-mulher-na-literatura-contemporanea-161917.php>.



GUEDES, Nessa.
  1. E aí, existe "literatura feminina"? Lugar de Mulher, 20/07/15. Disponível em:<http://lugardemulher.com.br/e-ai-existe-literatura-feminina/>.



GULLAR, Ferreira.
  1. Preconceito cultural. Folha de São Paulo, 04/12/11. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/12790-preconceito-cultural.shtml>.



GURGEL, Rodrigo.
  1. Reflexões sobre a crítica literária. Site pessoal, 28/05/09. Disponível em: <https://rodrigogurgel.com.br/reflexoes-sobre-a-critica-literaria/>.
  2. O que parcela da crítica quer? Site pessoal, 05/05/10. Disponível em: <https://rodrigogurgel.com.br/o-que-parcela-da-critica-literaria-quer/>.
  3. Entrevista. A Tribuna, 10/10/12. Disponívelo em: <http://rodrigogurgel.blogspot.com.br/2012/10/texto-integral-da-entrevista-que.html>.
  4. Entrevista. O Camponês, 01/12/12. Disponível em: <http://www.ocampones.com/?p=6237>.
  5. Entrevista. Folha, 02/12/12. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2012/12/1194742-o-sistema-literario-brasileiro-esta-doente-afirma-jurado-c-do-jabuti.shtml>.
  6. Entrevista. Face dos livros, out./13. Disponível em: <http://www.dolivro.com.br/2013/10/entrevista-rodrigo-gurgel.html>.
  7. Entrevista. No mundo e nos livros, 03/10/13. Disponível em: <http://nomundoenoslivros.blogspot.com.br/2013/10/rodrigo-gurgel.html>.
  8. Entrevista. Vlogoteca, 05/10/13. Disponível em: <https://youtu.be/W575xCNA-1g>.
  9. Entrevista. Feedback Magazine, 09/10/13. Disponível em: <http://www.feedbackmag.com.br/entrevista-com-o-critico-literario-rodrigo-gurgel/>.
  10. Entrevista. Homem eterno, 11/11/13. Disponível em: <http://homemeterno.com/2013/11/entrevista-com-o-critico-literario-rodrigo-gurgel/>.
  11. Entrevista. dEsEnrEdOs, ago./14. Disponível em: <http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/21-Entrevista-RodrigoGurgel-HerasmoBraga.pdf>.
  12. Como ler? ConaLit, 03/11/14. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uHOPP2FvZZ4>.
  13. Reflexões do crítico no império dos filisteus. Site pessoal, 22/05/15. Disponível em: <https://rodrigogurgel.com.br/imperio-dos-filisteus/>.
  14. Entrevista. Podcast Mises Brasil, 17/07/15. Disponível em: <https://youtu.be/gtg5-fUirAw>.
  15. Entrevista. Sociedade Chesterton Brasil, 28/07/15. Disponível em: <http://www.sociedadechestertonbrasil.org/entrevista/scb-entrevista-o-critico-literario-e-escritor-rodrigo-gurgel/>.
  16. "O crítico literário precisa ser colocado numa camisa de força"Diário de Pernambuco, 17/10/15. Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2015/10/17/internas_viver,604353/o-critico-literario-precisa-ser-colocado-em-uma-camisa-de-forca-dispara-rodrigo-gurgel.shtml>.
  17. "É preciso despertar amor pela literatura". G1, 17/10/15. Disponível em: <http://g1.globo.com/bahia/flica/2015/noticia/2015/10/e-preciso-despertar-amor-pela-literatura-defende-critico-na-flica.html>.
  18. Entrevista. Hangout, 18/07/16. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MSlNQ31faJE>.
  19. Literatura e escrita criativa (com Olavo de Carvalho). Hangout, 30/07/16. Disponível em: <https://youtu.be/cexnSLmN3K4>.
  20. Entrevista. BunkerDoc, 25/07/16. Disponível em: <https://youtu.be/fc-tqii0HTo>.
  21. Um lento carro de boi. Gazeta do Povo, 10/03/17. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/um-lento-carro-de-boi-cc9y2v7aujwht6p8dt4epcszx>.



GUTIERRE, Jézio.
  1. UNESP, um caso bem-sucedido de esquizofrenia editorial. Entrevista. História do Livro, 28/01/15. Disponível em: <http://didabessana.wix.com/historiasdolivro#!JÉZIO-GUTIERRE-UNESP-UM-CASO-BEMSUCEDIDO-DE-ESQUIZOFRENIA-EDITORIAL-Parte-1/cy8f/C8F65B34-FCEC-4B75-88FF-0E869A95F2B3>.



HANSEN, Júlia de Carvalho.
  1. EntrevistaEscamandro, 06/03/17 e 27/03/17. Disponível em: <https://escamandro.wordpress.com/2017/03/06/entrevista-com-julia-de-carvalho-hansen/> e <https://escamandro.wordpress.com/2017/07/17/entrevista-com-julia-de-carvalho-hansen-parte-2/>.



HARDMAN, Francisco Foot.
  1. Um ofício escrito no plural. Estadão, 27/08/11. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,um-oficio-escrito-no-plural-imp-,764314>.



HERINGER, Victor.
  1. Opinião intempestiva: a Musa não existe. Consideração, 28/07/15. Disponível em: <https://victorheringer.wordpress.com/2015/07/28/opiniao-intempestiva-a-musa-nao-existe/>.



HOLDEFER, Camila von.
  1. Uma resposta devida. Livros abertos, 04/11/14. Disponível em: <http://www.livrosabertos.com.br/uma-resposta-devida/>.
  2. Li e não gostei. Blog da editora Cambraia, 24/12/14. Disponível em: <http://blogdacarambaia.com.br/2014/12/24/li-e-nao-gostei/>.
  3. As letras de Camila. (Entrevista.) Unisinos, 13/03/15. Disponível em: <http://www.unisinos.br/noticias/graduacao/as-letras-de-camila>.
  4. Da crítica (1): Introdução. Livros abertos, 21/04/15. Disponível em: <http://www.livrosabertos.com.br/da-critica-1/>.
  5. Da crítica (2): Woolf & James. Livros abertos, 23/04/15. Disponível em: <http://www.livrosabertos.com.br/da-critica-2/>.
  6. Da crítica (3): Borboletas num jardim de inverno. Livros abertos, 25/04/15. Disponível em: <http://www.livrosabertos.com.br/da-critica-3/>.
  7. Da crítica (4): Internet. Livros abertos, 30/04/15. Disponível em: <http://www.livrosabertos.com.br/da-critica-4/>.
  8. Da crítica (5): Plágio. Livros abertos, 03/05/15. Disponível em: <http://www.livrosabertos.com.br/da-critica-5/>.
  9. Da crítica (6): Maneiras de suportar a própria voz. Livros abertos, 03/05/15. Disponível em: <http://www.livrosabertos.com.br/da-critica-6/>.
  10. Da crítica (7): Canalha ou quase. Livros abertos, 08/05/15. Disponível em: <http://www.livrosabertos.com.br/da-critica-7/>.
  11. Da crítica (8): Editores. Livros abertos, 11/05/15. Disponível em: <http://www.livrosabertos.com.br/da-critica-8/>.
  12. Da crítica (9): Leitores (Ou: Ninguém aqui é idiota). Livros abertos, 22/05/15. Disponível em: <http://www.livrosabertos.com.br/da-critica-9/>.
  13. "A crítica literária tem valor em si mesma" (Entrevista) Em pauta UFPEL, 25/05/15. Disponível em: <http://empauta.ufpel.edu.br/?p=3822>.
  14. O alcance da literatura: uma entrevista com Ricardo Lísias. Livros abertos, 23/12/16. Disponível em: <http://www.livrosabertos.com.br/as-possibilidades-e-o-alcance-da-literatura-uma-entrevista-com-ricardo-lisias/>.
  15. Interview. Asymptote, 30/03/17. Disponível em: <http://www.asymptotejournal.com/blog/2017/03/30/camila-von-holdefer-on-the-state-of-literary-criticism-in-brazil/>.



HOLLANDA, Heloisa Buarque de.
  1. O estranho horizonte da crítica feminista no Brasil. Blog pessoal da crítica. 24/11/91. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/o-estranho-horizonte-da-critica-feminista-no-brasil/>.
  2. Observações: críticas ou nostálgicas? Blog pessoal da crítica. Jun./1997. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/observacoes-criticas-ou-nostalgicas/>.
  3. Professando as Letras: identidades em construção. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/professando-as-letras-identidades-em-construcao/>.
  4. Where's the canon? Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/where%E2%80%99s-the-canon/>.
  5. The productive instability of gender studies in Brazil. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/the-productive-instability-of-gender-studies-in-brazil/>.
  6. Two poetics, two moments. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/two-poetics-two-moments/>.
  7. A academia ao sul do cyberspace. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/a-academia-ao-sul-do-cyberspace/>.
  8. A instabilidade e a mobilidade do conceito de cultura. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/a-instabilidade-e-a-mobilidade-do-conceito-de-cultura/>.
  9. A questão do mútuo impacto entre a historiografia literária e os estudos culturais. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/a-questao-do-mutuo-impacto-entre-a-historiografia-literaria-e-os-estudos-culturais-2/>.
  10. A exaustão da diferença: a política dos estudos culturais latino-americanos. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/a-exaustao-da-diferenca-a-politica-dos-estudos-culturais-latino-americanos/>.
  11. _________; BRITO, Antonio Carlos de. Nosso verso de pé quebrado. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/nosso-verso-de-pe-quebrado/>.
  12. Novas políticas estéticas - primeiras observações. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/novas-politicas-esteticas-primeiras-observacoes/>.
  13. O declínio da autoria na web & nas artes. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/o-declinio-da-autoria-na-web-nas-artes/>.
  14. Tendências da nova poesia brasileira. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/tendencias-da-nova-poesia-brasileira/>.
  15. A política do hip-hop nas favelas brasileiras. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/a-politica-do-hip-hop-nas-favelas-brasileiras/>.
  16. Autoria: uma morte anunciada. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/autoria-uma-morte-anunciada/>.
  17. Conexões. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/conexoes/>.
  18. Literatura Marginal. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/literatura-marginal/>.
  19. Vida literária na web. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/vida-literaria-na-web/>.
  20. Collectives. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/collectives/>.
  21. Letras, armas e virtudes. Blog pessoal da crítica. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/letras-armas-e-virtudes/>.
  22. Entrevista. Canal Saúde Oficial, 22/02/13. Disponível em: <https://youtu.be/2lAsvynRxlM>.
  23. Entrevista. Trilha de Letras, TV Cultura, 04/05/17. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DH0vnWQrYkI>.



INÁCIO, Emerson.
  1. "Ser um preto tipo A custa caro": poesia, interculturalidade e etnia. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 32, 2008. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/2019>.



ITAÚ CULTURAL.
  1. A poesia na idade da mídia. Jogo de Ideias, ago./2005. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zJqWVpM3Rzg>.
  2. Qual é o espaço da crítica de ficção e de poesia hoje? 12/09/11. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vLL2DK7RjOY>.
  3. A tradução como crítica. II Seminário Internacional de Crítica Literária, 13/12/11. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9LBjyUaLKcc>.
  4. Crítica no jogo entre realidade e ficçãoII Seminário Internacional de Crítica Literária, 13/12/11. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NBR9VnS1NaM>.
  5. A crítica de poesia em tempos digitaisII Seminário Internacional de Crítica Literária, 14/12/11. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qxlNvc_C2nc>.
  6. A crítica como intercâmbio culturalII Seminário Internacional de Crítica Literária, 14/12/11. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AgzCNtmXlTw>.
  7. Crítica literária hojeII Seminário Internacional de Crítica Literária, 15/12/11. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oJOCCZkG0is>.
  8. Crítica e interdisciplinaridadeII Seminário Internacional de Crítica Literária, 15/12/11. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7EuYeQ_s96k>.
  9. A crítica capitulou? Encontros de Interrogação, 24/11/12. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=P9YNjWAaeYU>.
  10. A poesia e o conto nunca vão vender e ponto final? Encontros de Interrogação, 25/11/12. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fiMvHGbbnKc>.



IVÁNOVA, Adelaide.
  1. EntrevistaEscamandro, 18/12/16. Disponível em: <https://escamandro.wordpress.com/2016/12/18/entrevista-com-adelaide-ivanova/>.



JAFFE, Noemi.
  1. A crítica encurralada. Jardim Alheio, 14/10/13. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=omHGnWu9MdA>.
  2. Poesia do fácil. Jardim Alheio, 14/10/13. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AFsTFyN1QKI>.
  3. Quem tem Google não precisa de imaginação. Casa do Saber, 03/04/14. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0XmnPoDSzGw>.



JATOBÁ, Vinicius.
  1. Brazilian women are writing better than their male contemporanies. Who to read and why. LITRO, 31/10/13. Disponível em: <http://www.litro.co.uk/2013/10/brazilian-women-are-writing-better-than-their-male-contemporaries-now-who-to-read-and-why/>.



JORNAL CÂNDIDO.
  1. Frente fria, literatura aquecida. N. 8, mar./2012. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=145>.
  2. Quem quer um autor? N. 10, mai./2012. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=118>.
  3. Seis problemas para a poesia, hoje. N. 12, jul./2012. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=19>.
  4. Mercado editorial. Poesia vende (mas pouco). N. 12, jul./2012. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=20>.
  5. No olho do furacão. N. 12, jul./2012. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=29>.
  6. Revelar e consagrar. N. 17, dez./2012. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244>.
  7. Nos trilhos da ousadia. N. 24, jul./2013. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=419>.
  8. Espírito cosmopolita (Recife). N. 27, out./2013. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=477>.
  9. Em meio à escassez, a literatura (Fortaleza). N. 27, out./2013. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=482>.
  10. Sem título (Porto Alegre). N. 27, out./2013. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=484>.
  11. Novo vigor da literatura paraense (Belém). N. 27, out./2013. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=488>.
  12. Depois daquele boom (Londrina). N. 27, out./2013. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=480>.
  13. Muitos escritores à procura de leitores (Belo Horizonte). N. 28, nov./2013. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=503>.
  14. Entre a diáspora e o ensimesmamento (Florianópolis). N. 28, nov./2013. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=505>.
  15. Bahia de poucos santos (Salvador). N. 28, nov./2013. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=507>.
  16. Literatura amazonense vive período promissor (Manaus). N. 28, nov./2013. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=511>.
  17. A antropofágica literatura paraense contemporânea. N. 30, jan./2014. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=542>.
  18. A crítica em crise. N. 33, abr./2014. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=629>.
  19. A poesia que se vive. N. 40, nov./2014. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=767>.
  20. Festival de feiras. N. 41, dez./2014. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=791>.
  21. Reconstruir um texto original. N. 44, mar./2015. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=860>.
  22. Fragmentação literária. N. 45, abr./2015. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=869>.
  23. A linguagem da imperfeição. N. 45, abr./2015. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=880>.



JÚNIOR, Antonio Naud.
  1. Uma síntese do homoerotismo na literatura brasileira. Cronópios, 24/02/07. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=8344&portal=>.



JUNIOR, Geraldo Ramos Pontes.
  1. Os estudos culturais e a crítica no Brasil. Estudos de Literatura Brasileira, v. 44, 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/12494>.



KLUMB, Frederico.
  1. EntrevistaEscamandro, 13/11/17. Disponível em: <https://escamandro.wordpress.com/2017/11/13/entrevista-com-frederico-klumb/>.



KOZER, José.
  1. O neobarroco: um convergente na poesia latino-americana. Zúnai. Disponível em: <http://www.revistazunai.com/ensaios/jose_kozer_neobarroco.htm>.



KÜMMEL, Breno.
  1. O ódio automatizado à literatura contemporâneaMedium, 04/12/17. Disponível em: <https://medium.com/@brenokmmel/o-%C3%B3dio-automatizado-%C3%A0-literatura-contempor%C3%A2nea-59fec3e1c253>.



LACERDA, Eduardo.
  1. Entrevista. Revista Acesso. Disponível em: <http://www.blogacesso.com.br/?p=5702>.
  2. EntrevistaLiteraturaBR, 14/10/13. Disponível em: <http://www.literaturabr.com/2013/10/entrevista-com-eduardo-lacerda-editor.html>.
  3. Entrevista. Gazeta do Povo, 13/08/14. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?id=1490916>.
  4. Entrevista. Roda Viva dos Pobres, FLIPOBRE, 19/07/15. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-j4r7Vqbf0g>.



LARANJEIRA, Antonio Eduardo Soares.
  1. Considerações sobre poesia contemporânea e cultura pop. Estudos literários e linguísticos, n. 51, 2015. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/estudos/article/view/13755>.



LAUB, Michel.
  1. Falácias sobre a literatura. Folha de São Paulo, 19/07/13. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/michellaub/2013/07/1313009-falacias-sobre-a-literatura.shtml>.
  2. Jornalismo cultural. Folha de São Paulo, 16/08/13. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/michellaub/2013/07/1313009-falacias-sobre-a-literatura.shtml>.



LEAL, Virgínia Maria Vasconcelos.
  1. As escritoras contemporâneas e o campo literário brasileiro: uma relação de gênero. Tese de Doutorado, Departamento de Teoria Literária e Literaturas UnB, 2008. Disponível em: <http://www.gelbc.com.br/pdf_teses/Virginia_Leal.pdf>.
  2. Ser uma escritora brasileira contemporâneaGrupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, 19/09/15. Disponível em: <http://gelbcunb.blogspot.com.br/2015/09/ser-uma-escritora-brasileira.html>.



LEMOS, Maria José Cardoso.
  1. Poesia e prosa, crise e saídas: Algumas questões poéticas modernas e contemporâneasRelatório de Projeto de Pesquisa, UNIRIO, 2013. Disponível em: <http://www.unirio.br/unidades-academicas-1/letraseartes/escoladeletras/poesia-e-prosa-crise-e-saidas-algumas-questoes-poeticas-modernas-e-contemporaneas/>.



LIBRANDI-ROCHA, Marília.
  1. A Carta Guarani Kaiowá e o direito a uma literatura com terra e das gentes. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 44, 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/12513>.



LIMA, Luiz Costa.
  1. Câmbio e poesia. Jornal do Brasil, 30/01/99. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_11&pesq=%22nelson%20ascher%22&pasta=ano%201999\edicao%2000297>.
  2. O lugar da poesia e da arte hoje. Entrevista. Sibila, 04/03/10. Disponível em: <http://sibila.com.br/critica/o-lugar-da-poesia-e-da-arte-hoje/3457>.
  3. Da crítica (10): Com a palavra, Luiz Costa Lima. Entrevista. Livros abertos, 31/05/15. Disponível em: <http://www.livrosabertos.com.br/da-critica-10/>.



LINDOSO, Felipe.
  1. Resenhas e críticas, o livro na imprensa... e na rede. O Xis da Questão. 19/07/11. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=64270>.
  2. País tema de feiras internacionais? Para que serve? O Xis da Questão. 09/08/11. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=64582>.
  3. O ENEM e o ensino de literatura - Autores e editores têm que ver com isso? O Xis da Questão. 16/08/11. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=64666>.
  4. Livrarias independentes e preço fixo do livro. O Xis da Questão. 25/10/11. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=65712>.
  5. Livros Demais - Livros de Menos. O Xis da Questão. 03/11/11. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=65856>.
  6. Preço fixo, agenciamento e direitos autorais. E as livrarias no meio. O Xis da Questão. 13/12/11. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=66386>.
  7. O universal e o particular na nossa literatura. O Xis da Questão. 24/01/12. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=66830>.
  8. Os dados sobre leitura e políticas públicas. O Xis da Questão. 10/04/12. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=67842>.
  9. Bibliotecas no meio de duas polêmicas. O Xis da Questão. 22/05/12. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=68510>.
  10. Censura e liberdade de publicação. O Xis da Questão. 03/07/12. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=69217>.
  11. Defesa do consumidor, livros e mercado editorial. O Xis da Questão. 11/09/12. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=70175>.
  12. As feiras de livros regionais e sua importância. O Xis da Questão. 13/11/12. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=71098>.
  13. O vazio da cultura. O Xis da Questão. 05/02/13. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=72050>.
  14. Um mercado opaco. O Xis da Questão. 14/05/13. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=73071>.
  15. Biblioteca Nacional e o PNLL: o vai-e-vem institucional. O Xis da Questão. 28/05/13. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=73225>.
  16. Estatísticas, registros e outras questões do mundo dos livrosO Xis da Questão. 26/03/13. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=72584>.
  17. Livros bons e livros ruins - como é mesmo isso? O Xis da Questão. 02/07/13. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=73573>.
  18. Movimentos atuais da literatura brasileira. O Xis da Questão. 16/07/13. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=73734>.
  19. Preços de e-books no Brasil. Conquista de mercado e indiferença. O Xis da Questão. 23/07/13. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=73801>.
  20. Direito Autoral e acesso aos livros. O Xis da Questão. 06/08/13. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=73945>.
  21. Edição digital - outros lados de várias moedas. O Xis da Questão. 20/08/13. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=74093>.
  22. Benefícios fiscais e cultura. O Xis da Questão. 10/09/13. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=74339>.
  23. Bibliotecas escolares - uma pauta que vai e vem. O Xis da Questão. 17/09/13. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=74411>.
  24. Distribuição - impasses e perspectivas. O Xis da Questão. 12/11/13. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=75036>.
  25. Os temas de 2013 continuam em 2014. O Xis da Questão. 21/01/14. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=75696>.
  26. Prêmios, Crítica e Campo Literário. O Xis da Questão. 04/02/14. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=75864>.
  27. Bibliotecas virtuais - iniciativas, perspectivas e problemas. O Xis da Questão. 18/02/14. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=76033>.
  28. SNEL divulda pesquisa sobre mercado editorial. O Xis da Questão. 28/05/14. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=77226>.
  29. Experiências no interior do país. O Xis da Questão. 03/06/14. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=77322>.
  30. Projeção internacional da cultura brasileira. O Xis da Questão. 17/06/14. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=77520>.
  31. Vale-Cultura e mercado editorial. O Xis da Questão. 15/07/14. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=77844>.
  32. Autopublicação - uma "revolução" no mercado editorial? O Xis da Questão. 23/07/14. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=77968>.
  33. Carta aos presidenciáveis de 2014. O Xis da Questão. 09/09/14. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=78655>.
  34. Cultura: as pautas que continuam abertas. O Xis da Questão. 28/10/14. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=79358>.
  35. Cultura: as pautas que continuam abertas II. O Xis da Questão. 04/11/14. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=79473>.
  36. Preço fixo, debates recentes. O Xis da Questão. 25/11/14. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=79735>.
  37. Análise de preços de livros: novidades importantes e um erro persistente. O Xis da Questão. 08/04/15. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=81354>.
  38. Políticas públicas de leitura: PNLL, Estado e o direito à cultura letrada. O Xis da Questão. 14/05/15. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=81868>.
  39. Políticas públicas de leitura - 2. O Xis da Questão. 20/05/15. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=81938>.
  40. Passo Fundo - o cancelamento é uma tragédia. O Xis da Questão. 27/05/15. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=82070>.
  41. PNBE: não pode haver retrocesso. O Xis da Questão. 01/07/15. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=82526>.
  42. Preço fixo ou desconto nos livros? Musa Rara. 22/07/15. Disponível em: <http://www.musarara.com.br/preco-fixo-ou-desconto-nos-livros>.



LOIOLA, Natália.
  1. Mulheres que são poetasMedium, 19/03/17. Disponível em: <https://medium.com/@loiola.nataliam/mulheres-que-s%C3%A3o-poetas-59c0477d435f>.



LUCINDA, Elisa.
  1. EntrevistaTrilha das Letras, 08/06/17. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xOsp4NO_sE8>.



LYRA, Pedro.
  1. O lugar da poesia. Rascunho, maio/08. Disponível em: <http://rascunho.com.br/o-lugar-da-poesia/>.



MACEDO, Ana Gabriela.
  1. Mulheres, arte e poder: uma narrativa de contrapoder? Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 37, 2011. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/4002>.



MACEDO, Gabriel Nocchi.
  1. A música sem notas da poesia gregaEstado da arte, 11/11/16. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/blogs/estado-da-arte/a-musica-sem-notas-da-poesia-grega/02>.



MACEDO, Ivo Rocha de.
  1. Literatura como exposição?Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, 25/03/17. Disponível em: <http://gelbcunb.blogspot.com.br/2017/03/literatura-como-exposicao.html>.



MACIEL, Francisco.
  1. Francisco Maciel responde a Ferreira Gullar: literatura negra é uma luta cultural contra o preconceito. Portal Fórum, 05/12/11. Disponível em: <http://www.revistaforum.com.br/mariafro/2011/12/05/francisco-maciel-responde-ferreira-gullar-literatura-negra-e-uma-luta-cultural-contra-o-preconceito/>.



MACIEL, Maria Esther.
  1. Crítica de poesia: desafios contemporâneos. Disponível em: <http://rumositaucultural.files.wordpress.com/2010/06/maria-ester-maciel-critica-de-poesia-desafios-contemporaneos.pdf>.



MAIA, Samanta Rosa.
  1. Quem lambe as próprias chagas? Crítica e criação na poesia contemporânea. Revista Landa, v. 4, n. 2 (2016). Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/175469>.



MALUFE, Annita Costa.
  1. A poesia-em-crise ou a indecisão da formaRevista FronteiraZ, n. 8, jul./2012. Disponível em: <http://www.pucsp.br/revistafronteiraz/download/pdf/ConvidadoAnnitaCosta-versaofinal.pdf>.



MARQUES, Fabrício (Org.).
  1. Suplemento: a Nova Poesia no Brasil. Secretaria do Estado de Cultura, maio/13. Disponível em: <http://conexoesitaucultural.org.br/wp-content/uploads/2013/05/Suplemento-Especia-Final-1.pdf>.



MARQUES, Pedro.
  1. Poética da sacada: do corpo ao caco contemporâneo. Revista do Centro de Estudos Portugueses, v. 34, n. 51 (2014). Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cesp/article/view/6927>.



MARTINS, Dana.
  1. 10 razões para autores homens fazerem mais sucesso do que mulheres. ConversaCult, 26/02/14. Disponível em: <http://www.conversacult.com.br/2014/02/10-razoes-para-autores-homens-fazerem.html>.



MARTINELLI, Leonardo.
  1. Aposta no pluralismoJornal do Brasil, 16/01/99. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_11&pesq=%22nelson%20ascher%22&pasta=ano%201999\edicao%2000283>.



MATOS, Nathan.
  1. Fortaleza literária. Musa Rara, 07/09/14. Disponível em: <http://www.musarara.com.br/a-fortaleza-literaria>.



MATTOSO, Glauco.
  1. O baralho encardido e o 'arame fallado'. Cronópios, 09/01/13. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=11570&portal=>.



MELO, Rosilene.
  1. Artes de cordel: linguagem, poética e estética no contemporâneo. Estudos de Literatura Brasileira, n. 35, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1646>.



MELO, Tarso de.
  1. Blog Sobre poesia, ainda. Disponível em: <https://tarsodemelo.wordpress.com/>.
  2. Entrevista. Escamandro, 27/03/17. Disponível em: <https://escamandro.wordpress.com/2017/03/27/entrevista-com-tarso-de-melo/>.
  3. Poemas do político, política da poesia. Blog da Cia das Letras, 13/12/17. Disponível em: <http://www.blogdacompanhia.com.br/conteudos/visualizar/Poeticas-do-politico-politicas-da-poesia>.



MELLO, Gustavo.
  1. Desafios para o setor editorial brasileiro de livros na era digital. BNDES Setorial 36, p.429-473. Disponível em: <https://goo.gl/z8uOhq>.



MELLO, Jefferson Agostini; BARRETO, Ricardo Gonçalves.
  1. Novas paisagens e passagens da literatura brasileira contemporânea. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 38, 2011. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/6679>.



MINCHILLO, Carlos Cortez.
  1. Poesia ao vivo: algumas implicações políticas e estéticas da cena literária nas quebradas de São PauloEstud. Lit. Bras. Contemp. no.49 Brasília Sept./Dec. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182016000300127&lng=en&nrm=iso>.



MIRANDA, Fernanda.
  1. Uma antologia além do cânonePernambuco, 08/03/17. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/72-resenha/1815-uma-antologia-al%C3%A9m-do-c%C3%A2none.html>.



MIRANDA, Lorena.
  1. Sobre poesia contemporânea, com ênfase no caso brasileiro. Poesia! Quem diria? 15/07/15. Disponível em: <http://poesiaquemdiria.blogspot.com.br/2015/07/sobre-poesia-contemporanea-com-enfase.html>.



MOISÉS, Carlos Felipe.
  1. Para que servem as antologias? Musa Rara, 22/04/13. Disponível em: <http://www.musarara.com.br/para-que-servem-as-antologias>.



MORAES, Kamilla Marra de.
  1. Vertentes da poesia contemporâneaDissertação de mestrado, PUCGO, 2016. Disponível em: <http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/3492/2/KAMILLA%20MARRA%20DE%20MORAES.pdf>.



MORICONI, Ítalo.
  1. A problemática do pós-moderno na literatura brasileira (Uma introdução ao debate). Cadernos da ABF, vol. III, n. 1. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/abf/volume3/numero1/02.htm>.



MUNDURUKU, Daniel.
  1. Literatura indígena e o tênue fio entre escrita e oralidade. Revista Pessoa, 24/11/14. Disponível em: <http://www.revistapessoa.com/2014/11/literatura-indigena-e-o-tenue-fio-entre-escrita-e-oralidade/>.



NASCIMENTO, Evando.
  1. Novas assinaturas poéticasJornal do Brasil, 08/07/2000. Disponível em: <http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=030015_12&pagfis=14445>.



NASCIMENTO, Érica Peçanha do.
  1. Pela ampliação de vozes negras e periféricas na literatura. Blog do GELBCUNB. Disponível em: <http://gelbcunb.blogspot.com.br/2015/06/pela-ampliacao-das-vozes-negras-e.html>.



NETO, Amador Ribeiro.
  1. Poesia e música popular. Musa Rara, 05/11/14. Disponível em: <http://www.musarara.com.br/poesia-e-musica-popular>.



NETO, Ismar Tirelli.
  1. Entrevista. Escamandro, 15/03/17. Disponível em: <https://escamandro.wordpress.com/2017/03/15/entrevista-com-ismar-tirelli-neto-parte-1-2-poemas-ineditos/>.



NINA, Cláudia.
  1. A nova lírica dos anos 90Jornal do Brasil, 05/07/97. Disponível em: <http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=030015_11&pagfis=205389>.



NOGUEIRA, Érico.
  1. Poesia brasileira hoje. Terra Magazine, 25/06/09. Disponível em: <http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3842569-EI13894,00-Poesia+brasileira+hoje.html>.
  2. Lição de modelagem. Terra Magazine, 01/04/10. Disponível em: <http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4351700-EI13894,00-Licao+de+Modelagem.html>.
  3. A dificuldade da poesia. Terra Magazine, 05/08/10. Disponível em: <http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4605214-EI13894,00-A+dificuldade+da+poesia.html>.
  4. Poesia e cosmovisão no Brasil contemporâneoPalestra, 07/04/16. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=A39zKvtO2IM&t=4237s>.



O GLOBO.
  1. A explosão dos eventos literários no Brasil: em 2015, serão mais de 300. 30/01/15. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/livros/a-explosao-de-eventos-literarios-no-brasil-em-2015-serao-mais-de-300-15192839>.
  2. Decisão da ABL de não premiar poesia surpreende o setor. 23/06/15. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/livros/decisao-da-abl-de-nao-premiar-poesia-surpreende-setor-16522651>.
  3. Três livros de poesia erótica apresentam um painel do gênero no Brasil. 12/07/15. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/livros/tres-livros-de-poesia-erotica-apresentam-um-painel-do-genero-no-brasil-16737244>.
  4. Escritores analisam mudanças no meio literário e impasses da leitura no país. 25/07/15. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/livros/escritores-analisam-mudancas-no-meio-literario-impasses-da-leitura-no-pais-16934331>.



OLIVEIRA, Leonardo.
  1. A música das canções de Dylan e CohenEstado da Arte, 17/11/16. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/blogs/estado-da-arte/a-musica-das-cancoes-de-dylan-e-cohen/>.



OLMOS, Ana Cecilia.
  1. Transgredir o gênero: políticas da escritura na literatura hispano-americana atual. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 38, 2011. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/6678>.



QUEVEDO, Rafael.
  1. Lírica contemporânea e tradição poética: topoi clássicos em poemas de Érico Nogueira, Fabrício Marques e Paulo Henriques Britto. Caligrama, v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/11403>.



PACHÁ, Sérgio; SILVEIRA, Sidney.
  1. O papel da crítica literáriaA língua absolvida (curso online - trecho), 29/05/14. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Fs-p5B89QAg>.



PAIXÃO, Fernando.
  1. Poema em prosa: a terceira margem. ABL, Ciclo Vertentes da Literatura Brasileira, 31/03/15. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=S-WjXqPcoEE>.



PARÂMETROS NACIONAIS CURRICULARES.
  1. MEC, 2000. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf> e <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf>.



PATROCÍNIO, Paulo Roberto Tonani do.
  1. A volta da realidade das margens. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 39, 2012. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/7447>.



PÉCORA, Alcir.
  1. O incofessável: escrever não é preciso. Cronópios, 13/10/05. Disponível em: <http://cronopios.com.br/site/critica.asp?id=657>.
  2. Impasses da literatura contemporânea. O Globo, 23/04/11. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2011/04/23/impasses-da-literatura-contemporanea-por-alcir-pecora-376085.asp>.
  3. Apolítica, uma literatura de segundo grau. Sibila, 14/04/15. Disponível em: <http://sibila.com.br/critica/apolitica-uma-literatura-de-segundo-grau/11557>.



PÉCORA, Luísa.
  1. Mulheres têm menos espaço na literatura, mas leem mais e dominam prêmios. IG, 24/05/14. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/livros/2014-05-24/mulheres-tem-menos-espaco-na-literatura-mas-leem-mais-e-dominam-premios.html>.



PELLEGRINI, Tânia.
  1. No fio da navalha: literatura e violência no Brasil hoje. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 24, 2004. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/2150>.



PERDIGÃO, Mariano da Silva.
  1. Primeiros apontamentos da poesia brasileira no século XXI. Tese, PUC-Rio, 2007. Disponível em: <http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=10606@1>.



PEREIRA, Edimilson de Almeida.
  1. Poesia brasileira contemporânea: invenção e liberdade na tradição cultural afro-brasileira. Verbo de Minas: Letras, p. 137-158. Disponível em: <http://www.cesjf.br/revistas/verbo_de_minas/edicoes/2006/>.
  2. Negociação e conflito na construção das poéticas brasileiras contemporâneas. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 31, 2008. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/2018>.



PERRONE-MOISÉS, Leyla.
  1. Literatura para todos. Literatura e Sociedade, n. 9, 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ls/article/view/19709>.
  2. Leyla Perrone-Moisés e a literatura na cultura contemporânea. Suplemento Pernambuco, 24/08/16. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/artigos/1666-leyla-perrone-mois%C3%A9s-e-a-literatura-na-cultura-contempor%C3%A2nea.html>.
  3. Entrevista. O Globo, 29/10/16. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/livros/em-livro-leyla-perrone-moises-reflete-sobre-literatura-contemporanea-20377153>.



PESSÔA, André Vinícius.
  1. A crítica poética da poesia contemporânea brasileira: alguns percursos. ABRALICdata desconhecida. Disponível em: <http://www.abralic.org.br/anais/arquivos/2015_1455908526.pdf>.



PIRES, Maria Isabel.
  1. Intelectuais hoje: novas respostas, velhos dilemas? Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 22, 2003. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/2180>.



PONTO ELETRÔNICO.
  1. Eu quero escrever um livro sobre a literatura brasileira. 18/02/13. Disponível em: <http://arquivo.pontoeletronico.me/2013/02/18/eu-quero-escrever-um-livro-sobre-literatura-brasileira/>.



PRADO, Márcio Roberto do.
  1. Faces da poesia contemporânea: o caso da poesia viralEstud. Lit. Bras. Contemp. no.47 Brasília Jan./June 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182016000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.



PRAGMATISMO POLÍTICO.
  1. Negros ou urubus? Ferreira Gullar defende que a intelectualidade é exclusividade branca. 18/12/11. Disponível em: <http://www.pragmatismopolitico.com.br/2011/12/negros-ou-urubus-ferreira-gullar.html>.



PROJETOS DE LEI.
  1. PL 1942/2015. Câmara dos Deputados. Proposta por Veneziano Vital do Rêgo. "Obriga os livreiros a dar ampla divulgação a obras literárias brasileiras nos locais que especifica." Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1307506>.
  2. Projeto de Lei do Senado, Nº 49 de 2015. Senado Federal. Proposta por Fátima Bezerra. "Institui a Política Nacional do Livro e regulações de preços." Disponível em: <http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=119760>.



PUCHEU, Alberto.
  1. O amante da literatura. Livro disponibilizado virtualmente, Oficina Raquel, 2010. Disponível em: <http://www.albertopucheu.com.br/pdf/livros/oamantedaliteratura.pdf>.
  2. Apoesia contemporânea. Livro disponibilizado virtualmente, Azougue, 2010. Disponível em: <http://www.albertopucheu.com.br/pdf/livros/apoesiacontemporanea.pdf>.
  3. Apoesia contemporânea. Ensaio disponibilizado virtualmente. Disponível em: <http://www.albertopucheu.com.br/pdf/ensaios/apoesiacontemporanea.pdf>.



QUINTELA, Vilma.
  1. A edição popular no Brasil: o caso da literatura de cordel. Estudos de Literatura Brasileira, n. 35, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1629>.



REVISTA ANL.
  1. A localização das livrarias brasileiras. Ano 14, edição 57, set./2014. Disponível em: <http://anl.org.br/web/pdf/noticias/livrarias_brasileiras_2014.pdf>.



RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL.
  1. 2008. Org. Galeno Amorim. Imprensa Oficial de SP. Disponível em: <http://www.imprensaoficial.com.br/retratosdaleitura/rl1.pdf>.
  2. 2012. Org. Zoara Failla. Imprensa Oficial de SP. Disponível em: <http://www.imprensaoficial.com.br/retratosdaleitura/RetratosDaLeituraNoBrasil3-2012.pdf>.



REZENDE, Renato.
  1. A cegueira da cisma - poesia brasileira contemporânea e sua crítica. Cronópios, 04/06/12. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=11392&portal=>.
  2. S.O.S. Sequestro - poesia brasileira contemporânea e sua crítica 2. Cronópios, 24/07/12. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=11431&portal=cronopios>.
  3. Poesia sequestrada. Rascunho, fev./2013. Disponível em: <http://rascunho.com.br/poesia-sequestrada/>.



RIBAS, Ranieri.
  1. A crise da poesia brasileira contemporânea: considerações de um leitor cansado. dEsEnrEdOs, ano 1, n. 1, jul./ago. 2009, p. 47-60. Disponível em: <http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/dEsEnrEdoS_01.pdf>.



RIBEIRO, Gustavo Silveira.
  1. Três hipóteses sobre "Vinagre" (I). Espantalhos desamparados. 25/06/15. Disponível em: <https://espantalhosdesamparados.wordpress.com/2015/06/25/tres-hipoteses-sobre-vinagre-uma-antologia-de-poetas-neobarrocos/>.
  2. Três hipóteses sobre "Vinagre" (II)Espantalhos desamparados. 09/07/15. Disponível em: <https://espantalhosdesamparados.wordpress.com/2015/07/09/tres-hipoteses-sobre-vinagre-uma-antologia-de-poetas-neobarrocos-ii/>.
  3. Três hipóteses sobre "Vinagre" (III)Espantalhos desamparados. 13/07/15. Disponível em: <https://espantalhosdesamparados.wordpress.com/2015/07/13/tres-hipoteses-sobre-vinagre-uma-antologia-de-poetas-neobarracos-iii/>.
  4. Caminhos da crítica no presente (plano de curso). Espantalhos desamparados, 03/08/16. Disponível em: <https://espantalhosdesamparados.wordpress.com/2016/08/03/caminhos-da-critica-no-presente/>.
  5. Sobre trovas e tempestades: atravessar uma canção que me atravessa. Espantalhos desamparados, 24/11/16. Disponível em: <https://espantalhosdesamparados.wordpress.com/2016/11/24/sobre-trovas-e-tempestades-atravessar-uma-cancao-que-me-atravessa/>.
  6. Entrevista. Escamandro, 25/07/17. Disponível em: <https://escamandro.wordpress.com/2017/07/25/entrevista-com-gustavo-silveira-ribeiro/>.
  7. A extração dos dias (Org.). Escamandro, 24/10/17. Disponível em: <https://escamandro.wordpress.com/2017/10/24/antologia-a-extracao-dos-dias-poesia-brasileira-agora-org-gustavo-silveira-ribeiro/>.



ROCHA, João Cezar de Castro.
  1. “There is no Brazil”: A Poet’s Writing of Cultural History. Portuguese Literary & Cultural Studies 4/5, 2000/2001. Disponível em: <http://www.academia.edu/15854639/_There_is_no_Brazil_A_Poet_s_Writing_of_Cultural_History>.
  2. A guerra de relatos no Brasil contemporâneo. Ou: a “dialética da marginalidade”. Programa de Pós-Graduação em Letras, PPGL/UFSM, 13/05/2007. Disponível em: <http://www.academia.edu/14850481/A_guerra_de_relatos_no_Brasil_contempor%C3%A2neo._Ou_a_dial%C3%A9tica_da_marginalidade_>.
  3. Dialética da marginalidade. Folha de São Paulo, 29/02/14. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs2902200404.htm>.
  4. Et in Arcadia ego - por uma crítica da melancolia chique. Rascunho, abr./2013. Disponível em: <http://rascunho.com.br/et-in-arcadia-ego-por-uma-critica-da-melancolia-chique/>.
  5. Jornalismo cultural: promessas e impasses (1). Rascunho, jun./2013. Disponível em: <http://rascunho.com.br/jornalismo-cultural-promessas-e-impasses-1/>.
  6. Jornalismo cultural: promessas e impasses (2). Rascunho, jul./2013. Disponível em: <http://rascunho.com.br/jornalismo-cultural-promessas-e-impasses-2/>.
  7. Jornalismo cultural: promessas e impasses (3). Rascunho, jul./2013. Disponível em: <http://rascunho.com.br/jornalismo-cultural-promessas-e-impasses-final/>.
  8. Crítica literária hoje. Jornal Cândido, abr./2014, p. 20-21. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=626>.
  9. A crítica literária e seus descontentes. ABL, 1º Ciclo: Caminhos da Crítica, 18/03/14. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VIM45k4s60k>.
  10. A formação cultural no Brasil de hoje. IFE-Rio, 22/10/14. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IQEAGYrX0oQ>.
  11. "Em seu feitio tradicional, a crítica não faz hoje nenhum sentido." (Entrevista) Continente, 09/06/15. Disponível em: <http://www.revistacontinente.com.br/index.php/component/content/article/12-revista/10127.html>.
  12. Novas artes para tempos impacientes. Veja, 26/12/16. Disponível em: <https://www.academia.edu/30608426/Novas_artes_para_tempos_impacientes>.



ROCHA, Reuben da Cunha.
  1. Poesia inútil, poesia irrelevante? Modo de Usar, 28/06/13. Disponível em: <http://revistamododeusar.blogspot.com.br/2013/06/poesia-inutil-poesia-irrelevante-por.html>.
  2. Entrevista. Suplemento Pernambuco, 29/12/17. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/entrevistas/2028-entrevista-reuben-da-rocha.html>.



RODRIGUES, Benito.
  1. Mutirões da palavra: literatura e vida comunitária nas periferias urbanas. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 22, 2003. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/2181>.



RODRIGUES, Fernando Mendes.
  1. A poesia é sempre hoje: o contemporâneo ampliado. Zúnai. Disponível em: <http://www.revistazunai.com/ensaios/>.



RODRIGUES, Sérgio.
  1. E agora, José? Blog Todoprosa, 28/09/13. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/todoprosa/vida-literaria/e-agora-jose/>.
  2. Sociologia é na loja ao lado: a "literatura feminina" e os anões albinos. Blog Todoprosa, 18/07/15. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/todoprosa/vida-literaria/sociologia-e-na-loja-ao-lado-a-escrita-feminina-e-os-anoes-albinos/>.



ROLIM, Cândido.
  1. Poesia e política - tópicos. Cronópios, 08/05/05. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=6305&portal=cronopios>.
  2. Ler a nova poesia, quem é capaz? Cronópios, 07/06/07. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=8618&portal=>.



ROSA, Estela.
  1. Mulheres que escrevem poesia: lendo mulheres vivasMulheres que escrevem, 20/03/17. Disponível em: <https://medium.com/mulheres-que-escrevem/mulheres-que-escrevem-poesia-lendo-mulheres-vivas-9eccef1bd5cb>.



ROSSO, Mauro.
  1. Quem tem medo da literatura feminina/feminista? Germina, mar./2006. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/literatura_mar2006.htm.>



RUFFATO, Luiz.
  1. Discurso de abertura da Feira de Frankfurt. Estadão, 08/10/13. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,leia-a-integra-do-discurso-de-luiz-ruffato-na-abertura-da-feira-do-livro-de-frankfurt,1083463>.



SALLES, Ecio.
  1. A narrativa insurgente do hip-hop. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 24, 2004. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/2156>.



SANTANA, Ivan Justen.
  1. Literatura paranaense em pauta novamente: "Luz de velas" ou luz de vê-las? Blog pessoal do poeta, 24/11/14. Disponível em: <http://ossurtado.blogspot.com.br/2014/11/literatura-paranaense-em-pauta.html>.



SANTIAGO, Emmanuel.
  1. Canção: uma questão de poesia? Antenas de Marfim, 15/1012. Disponível em: <http://antenasdemarfim.blogspot.com.br/2012/10/cancao-uma-questao-de-poesia_15.html>.
  2. Na lata da canção cabe a poesia? Antenas de Marfim, 10/06/13. Disponível em: <http://antenasdemarfim.blogspot.com.br/2015/01/na-lata-da-cancao-cabe-poesia-resposta-bruno-tolentino.html>.
  3. Desconversando sobre literatura: o ensino de Literatua de acordo com os PCN's. Antenas de Marfim, 02/08/14. Disponível em: <http://antenasdemarfim.blogspot.com.br/2014/08/desconversando-sobre-literatura-o.html>.
  4. Machado de Assis não veio: o ano em que a ABL não premiou poesia. Antenas de Marfim, 02/07/15. Disponível em: <http://antenasdemarfim.blogspot.com.br/2015/07/machado-de-assis-nao-veio-o-ano-em-que.html>.
  5. O vício do trocadilho: a paronomásia na poesia brasileira contemporânea. Amálgama, 20/03/17. Disponível em: <https://www.revistaamalgama.com.br/03/2017/vicio-do-trocadilho-poesia-brasileira-contemporanea/>.
  6. Poema a ser cantado: canção popular e poesia. Amálgama, 22/05/17. Disponível em: <https://www.revistaamalgama.com.br/05/2017/cancao-popular-poesia/>.
  7. Os paradoxos da poesia concreta. Amálgama, 28/08/17. Disponível em: <https://www.revistaamalgama.com.br/08/2017/os-paradoxos-da-poesia-concreta/>.



SANTIAGO, Silviano.
  1. Diálogo entre leitor e texto ganhou a arena pública. O Globo, 25/07/15. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/livros/silviano-santiago-dialogo-entre-leitor-texto-ganhou-arena-publica-16942859>.



SANTOS, Luciany Aparecida.
  1. Literatura de cordel e migração nordestina: tradição e deslocamento. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 35, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1645>.



SANTOS, Andréa Soares.
  1. O cânone via tradução: dos concretos aos contemporâneos. Tese de Doutorado, UFMG, 2010. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-894H62/arquivo_completo_final.pdf?sequence=1>.



SARMATZ, Leandro.
  1. Poesia organizada. Blog da Cia das Letras, 21/03/14. Disponível em: <http://www.blogdacompanhia.com.br/2014/03/poesia-organizada/>.



SAVAAEDRA, Carola.
  1. O fantasma da literatura feminina. Rascunho, out./2012. Disponível em: <http://rascunho.com.br/o-fantasma-da-literatura-feminina/>.



SCANDOLARA, Adriano.
  1. Da comunidade à busca malograda: algumas considerações sobre o problema do mito na modernidade e sus consequências para os poetas. Germina, dez./2014. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/2014/literatura_dez14_adrianoscandolara.htm>.



SCHADECK, Wagner.
  1. Um jardim suspenso no abismoAmálgama, 03/04/16. Disponível em: <http://www.revistaamalgama.com.br/04/2016/poesia-curitibana-jardim-suspenso-no-abismo/>.
  2. Poesia, canto e canção. Amálgama, 18/12/16. Disponível em: <http://www.revistaamalgama.com.br/12/2016/poesia-canto-e-cancao/>.



SCRAMIM, Susana.
  1. A crítica brasileira de poesia contemporânea: velhos debates, outras máscaras. Alea, vol. 14, n. 1, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-106X2012000100008&script=sci_arttext>.



SCOTT, Paulo.
  1. Uma procura. Blog da Cia das Letras, 23/04/13. Disponível em: <http://www.blogdacompanhia.com.br/2013/04/uma-procura/>.
  2. Posteridade alguma e posteridade já! Blog da Cia das Letras, 16/08/13. Disponível em: <http://www.blogdacompanhia.com.br/2013/08/posteridade-alguma-e-posteridade-ja/>.
  3. Poesia australiana (primeira parte). Blog da Cia das Letras, 08/11/13. Disponível em: <http://www.blogdacompanhia.com.br/2013/11/poesia-australiana-primeira-parte/>.



SEREZA, Haroldo Ceravolo.
  1. Crise nas livrarias: Insistindo no erro até encontrar o fracassoPublish News, 02/03/17. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/materias/2017/03/02/crise-nas-livrarias-insistindo-no-erro-ate-encontrar-o-fracasso>.



SILVA, Anazildo Vasconcellos da.
  1. Épicos brasileiros da contemporaneidade. ABL, 10º Ciclo: A epopeia revitalizada, 04/12/12. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CKvcfQBVHB4>.



SILVA, Andréa.
  1. Na rota dos festivais, uma tradição que se renova. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 35, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1652>.



SILVA, Andressa Marques da.
  1. Por uma promessa mais viva: relações afetivas de mulheres negras no rap e no romance brasileiro contemporâneo. Dissertação de Mestrado, Departamento de Teoria da Literária e Literaturas UnB, 2013. Disponível em: <http://www.gelbc.com.br/pdf_teses/andressa_marques.pdf>.



SILVA, Débora Cristina Santos e; TORRES, Rui.
  1. Poesia luso-brasileira contemporânea: do verbo ao pixel. Revista Eletrônica Via Litterae, v. 2, n. 1, p. 189-205, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www2.unucseh.ueg.br/vialitterae/assets/files/volume_revista/vl_v2_v1/65-Poesia_luso-brasileira_contemporanea-do_verbo_ao_pixel-DEBORA_SANTOS-RUI_TORRES.pdf>.



SILVA, Maurício.
  1. Literatura, sociedade, conscientização (ou quem é o escritor periférico-marginal?)Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, 13/02/16. Disponível em: <http://gelbcunb.blogspot.com.br/2016/02/literatura-sociedade-conscientizacao-ou.html>.



SILVEIRA, Julio.
  1. O fim do livro, qual é? LivroLivre, 12/07/12. Disponível em: <http://publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=69352>.
  2. O fim do livro. LivroLivre, 01/11/12. Disponível em: <http://publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=70955>.
  3. Esse negócio de livro é para empreendedores digitais. LivroLivre, 23/05/13. Disponível em: <http://publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=73183>.
  4. Na era do "compartilhar", pra quê mesmo um editor? LivroLivre, 17/10/13. Disponível em: <http://publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=74775>.
  5. O livro entrou pelo cano. LivroLivre, 21/11/13. Disponível em: <http://publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=75113>.
  6. O livro, o lucro e os elétrons. LivroLivre, 19/12/13. Disponível em: <http://publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=75439>.
  7. Livro Livre, Livro Preso. LivroLivre, 10/06/14. Disponível em: <http://publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=77539>.
  8. Além do preço fixo. LivroLivre, 10/07/15. Disponível em: <http://publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=82657>.



SIMON, Iumna.
  1. Consideração sobre a poesia brasileira em fim de século. Novo estudos, n. 55, nov./1999. Disponível em: <http://novosestudos.uol.com.br/>.
  2. Condenados à tradição. Piauí, out./2011. Disponível em: <http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-61/aceleracao-do-crescimento/condenados-a-tradicao>.



SISCAR, Marcos.
  1. A cisma da poesia brasileira. Germina, dez./05. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/sibila2005_acismadapoesia.htm>.
  2. "Responda, cadáver": o discurso da crise na poesia moderna. Alea vol. 9, n. 2, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/alea/v9n2/a03v09n2.pdf>.
  3. Do anacronismo da poesia. Revista de Linguagens Boca da Tribo, v. 1, n .1, p.179-188. Disponível em: <http://cpd1.ufmt.br/bocadatribo/adm/bocaconvida/Anexo14.pdf>.
  4. Poesia à beira de uma crise de versos. Modo de Usar, 10/04/09. Disponível em: <http://revistamododeusar.blogspot.com.br/2009/04/poetas-beira-de-uma-crise-de-versos-por.html>.
  5. A suspeita e a cisma. Cronópios, 26/01/10. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=10465&portal=>.
  6. Entrevista. Alea, vol. 13, n. 1, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-106X2011000100010&script=sci_arttext>.
  7. A poesia e o 'discurso da crise'. Entrevista. Jornal da Unicamp, 28/03/11 a 03/04/11. Disponível em: <http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/marco2011/ju488_pag05.php> e <http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/marco2011/ju488_pag0607.php>.
  8. O tombeau das vanguardas: a "pluralização das poéticas possíveis" como paradigma crítico contemporâneo. Alea vol. 16, n. 2, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-106X2014000200421&script=sci_arttext>.
  9. As desilusões da crítica de poesia. Local e data desconhecidos. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_509.pdf>.
  10. Entrevista. Gláuks, v. 15, n. 2, 2015. Disponível em: <http://www.revistaglauks.ufv.br/arearestrita/arquivos_internos/artigos/1423__EntrevistaSiscar.pdf>.
  11. Desconstruindo o mito de que poesia não vende. Estadão, 04/03/17. Disponível em: <http://alias.estadao.com.br/noticias/geral,desconstruindo-o-mito-de-que-poesia-nao-vende,70001685763>.



SNEL, CBL, FIPE.
  1. Produção e vendas do setor editorial brasileiro. 2014. Disponível em: <http://www.snel.org.br/wp-content/themes/snel/docs/pesquisa_fipe_2015_ano_base_2014.pdf>.



SOARES, Carla.
  1. Falar de si mesmo: a experiência narrada também é literatura? Mulheres que escrevem, 12/04/17. Disponível em: <https://medium.com/mulheres-que-escrevem/falar-de-si-mesmo-a-experi%C3%AAncia-narrada-tamb%C3%A9m-%C3%A9-literatura-386bdb5337c8>.



SOBOTA, Guilherme.
  1. Seminário fez a rara discussão da crítica literária não acadêmica no BrasilLivros em revista, 01/12/17. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/blogs/bibliotecavertical/livros-em-revista-seminario-fez-a-rara-discussao-da-critica-literaria-nao-academica-no-brasil/>.



SOUTO, Bernardo.
  1. Será que estamos vivendo uma época de declínio literário? Jornal Opção, 04/03/17. Disponível em: <http://www.jornalopcao.com.br/opcao-cultural/sera-que-estamos-realmente-vivendo-uma-epoca-de-declinio-literario-88597/>.



SOUZA ANDRADE, Fábio de.
  1. Crítica literária: que bicho é esse? Folha de São Paulo, 23/04/05. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2304200510.htm>.
  2. Inimigo Rumor: revista do barulho. Folha de São Paulo, 26/04/08. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2604200825.htm>.



SOUZA, Heleine Fernandes de.
  1. O indiscreto charme da poesia contemporânea. Cult, jul./16. Disponível em: <http://revistacult.uol.com.br/home/2016/07/o-indiscreto-charme-da-poesia-contemporanea/>.



STERZI, Eduardo.
  1. Terra devastada: persistências de uma imagem. Remate de Males, Campinas (34.1), jan./jun. 2014, p. 95-111. Disponível em: <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article/viewFile/4343/3805>.
  2. Da voz à letra. ALEA, vol. 14/2, jul./dez./2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/alea/v14n2/02.pdf>.
  3. Cadáveres, vagalumes, fogo-fátuos. Celeuma, v. 1, n. 1, 2013. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/celeuma/article/view/68012>.
  4. Museus de tudo: João Cabral de Melo Neto e depois. Palestra, 05/11/16. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nCi8ol83CdI&t=2438s>.



SUPLEMENTO PERNAMBUCO.
  1. Será que os índios ainda querem apito? 11/11/09. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/artigos/23-sera-que-os-indios-ainda-querem-apito.html>.
  2. Em defesa de olhar só para o próprio umbigo. 11/11/09. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/77-capa/25-em-defesa-de-olhar-so-para-o-proprio-umbigo.html>.
  3. Editar é procurar uma perfeição que não existe. 03/02/10. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/entrevistas/104-editar-e-procurar-uma-perfeicao-que-nao-existe.html>.
  4. Espero que você leia esta página aqui até o fim. 25/02/10. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/77-capa/130-espero-que-voce-leia-esta-pagina-aqui-ate-o-fim.html>.
  5. Para que você ainda está sujando as mãos? 25/02/10. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/77-capa/129-para-que-voce-ainda-esta-sujando-as-maos.html>.
  6. Pare de achar que um autor escreve livros. 25/02/10. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/index.php/edicoes-anteriores/116.html>.
  7. Não há forma padrão de entrar no mercado. 25/02/10. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/entrevistas/128-nao-ha-forma-padrao-de-entrar-no-mercado.html>.
  8. Não há artistas gráficos para o livro no Brasil. 30/03/10. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/entrevistas/154-nao-ha-artistas-graficos-para-o-livro-no-brasil.html>.
  9. Um best-seller é apenas um best-seller. 28/04/10. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/77-capa/173-um-best-seller-e-um-best-seller.html>.
  10. Rótulos "sinceros" nos interessam (e muito). 03/12/10. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/index.php/edicoes-anteriores/261.html>.
  11. Será que o século 21 já chegou para nossos autores? 02/03/11. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/entrevistas/322-sera-que-o-seculo-21-ja-chegou-para-os-nossos-autores.html>.
  12. Pelo luxo de uma literatura do tipo "menor". 01/04/11. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/114-edicoes-anteriores/2011/477-edicao-62.html>.
  13. Algumas notas sobre uma urbe literária. 25/10/11. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/71-ensaio/462-algumas-notas-sobre-uma-urbe-literaria.html>.
  14. Não foi só no princípio, ainda hoje é o verbo. 23/04/12. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/71-ensaio/616-nao-foi-so-no-principio-ainda-hoje-e-o-verbo.html>.
  15. Liberdade às bibliotecas virtuais. 04/06/12. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/artigos/664-liberdade-as-bibliotecas-virtuais.html>.
  16. Contra a tentação da verdade total. 02/01/13. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/93-especial/787-contra-a-tentacao-da-verdade-total.html>.
  17. Quando o carinho é o critério literário maior. 02/01/13. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/77-capa/790-quando-o-carinho-e-o-criterio-literario-maior.html>.
  18. Subjetiva violência em meio às prateleiras. 04/06/13. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/77-capa/901-subjetiva-violencia-em-meio-as-prateleiras.html>.
  19. A arte e a crítica como práticas de emergência. 01/11/13. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/71-ensaio/1009-a-arte-e-a-critica-como-praticas-de-emergencia.html>.
  20. Sobre a ficção do chão que você pisa. 27/12/13. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/77-capa/1056-sobre-a-ficcao-do-chao-que-voce-pisa.html>.
  21. Existe alguma distância que seja segura? 02/10/14. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/artigos/1252-existe-alguma-distancia-que-seja-segura.html>.
  22. Ainda à sombra do recuar de Bartleby. 01/07/14. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/77-capa/1238-ainda-a-sombra-do-recuar-de-bartleby.html>.
  23. A insustentável existência do outro. 27/01/15. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/index.php/component/content/article/12-capa/1352-a-insustentavel-existencia-do-outro.html>.
  24. Reacionário, racista e escritor. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/77-capa/405-reacionario-racista-e-escritor.html>.
  25. Para além da perspectiva do "alpendre". Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/71-ensaio/1452-para-al%C3%A9m-da-%E2%80%9Cperspectiva-do-alpendre%E2%80%9D.html>.
  26. Sobre nossos corpos literários em colisão. dez./16. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/77-capa/1745-sobre-nossos-corpos-liter%C3%A1rios-em-colis%C3%A3o.html>.
  27. Do que tem tratado a crítica acadêmica?. Maio de 2017. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/artigos/1859-do-que-tem-tratado-a-cr%C3%ADtica-acad%C3%AAmica.html>.



SÜSSEKIND, Flora.
  1. A crítica como papel de bala. O Globo, 24/04/10. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2010/04/24/a-critica-como-papel-de-bala-286122.asp>.
  2. Objetos verbais não identificados. O Globo, 21/09/13. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2013/09/21/objetos-verbais-nao-identificados-um-ensaio-de-flora-sussekind-510390.asp>.
  3. Ações políticas / Ações Artísticas. Suplemento Pernambuco, dez./16. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/93-especial/1742-a%C3%A7%C3%B5es-pol%C3%ADticas,-a%C3%A7%C3%B5es-art%C3%ADsticas.html>.



TAVARES, Bráulio.
  1. A música na poesia. Mundo fantasmo, 22/02/05. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2008/10/0602-msica-na-poesia-2222005.html>.
  2. Traduzir poesia. Mundo fantasmo, 22/04/11. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2011/04/2537-traduzir-poesia-2242011.html>.
  3. A voz do poeta. Mundo fantasmo, 04/11/12. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2012/11/322-voz-do-poeta-4112012.html>.
  4. O verso indelével. Mundo fantasmo, 14/11/12. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2012/11/3030-o-verso-indelevel-14112012.html>.
  5. O plágio poético. Mundo fantasmo, 29/01/13, 30/01/13 e 31/01/13. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2013/01/3095-o-plagio-poetico-1-2912013.html>, <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2013/01/3096-o-plagio-poetico-2-3012013.html> e <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2013/01/3097-o-plagio-poetico-3-3112013.html>.
  6. Definições de cordel. Mundo fantasmo, 03/02/13. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2013/02/3100-definicoes-de-cordel-322013.html>.
  7. A arte do repente. Mundo fantasmo, 01/08/13. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2013/08/3253-arte-do-repente-182013.html>.
  8. O Eu poético. Mundo fantasmo, 11/05/14. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2014/05/3496-o-eu-poetico-1152014.html>.
  9. O momento poético. Mundo fantasmo, 27/07/14. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2014/07/3562-o-momento-poetico-2772014.html>.
  10. Palavras sem riba. Mundo fantasmo, 28/09/14. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2014/09/3616-palavras-sem-rima-2892014.html>.
  11. Não poetize o poema. Mundo fantasmo, 28/06/15. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2015/06/3852-nao-poetize-o-poema-2862015.html>.
  12. A virada do soneto. Mundo fantasmo, 14/07/15. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2015/07/3865-virada-do-soneto-1472015.html>.
  13. O rosto do poema. Mundo fantasmo, 22/10/15. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2015/10/3951-o-rosto-do-poema-22102015.html>.
  14. A arte de recitar. Mundo fantasmo, 20/03/16. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2016/03/4080-arte-de-recitar-2032016.html>.
  15. A poesia marginal. Mundo fantasmo, 05/07/16. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2016/07/4130-poesia-marginal-572016.html>.
  16. A arte de inventar regras. Mundo fantasmo, 24/07/16. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2016/07/4138-arte-de-inventar-regras-2472016.html>.
  17. Menções ao cordel na literatura. Mundo fantasmo, 03/02/17. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2017/02/4206-mencoes-ao-cordel-na-literatura.html>.
  18. Um soneto improvisado. Mundo fantasmo, 08/06/17. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2017/06/4242-um-soneto-improvisado-862017.html>.
  19. A melodia poética. Mundo fantasmo, 21/07/17. Disponível em: <http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2017/07/4254-melodia-poetica-2172017.html>.



TELES, Gilberto Mendonça.
  1. EntrevistaVereda literária, 10/06/1997. A partir dos 19:40 Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=j3RfU_0zk8E>.



TENNINA, Lucía.
  1. Saraus das periferias de São Paulo: poesia entre tragos, silêncios e aplausos. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 42, 2013. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9989>.



TERRON, Joca Reiners.
  1. Seis propostas para a poesia. Blog pessoal de Michel Laub, 26/07/11. Disponível em: <http://michellaub.wordpress.com/2011/07/26/seis-propostas-para-a-poesia-por-joca-reiners-terron/>.



TIAGO, Auiri.
  1. Performance como linguagem. Zúnai. Disponível em: <http://www.revistazunai.com/ensaios/auiri_tiago_performance.htm>.



THIAGO E.
  1. O pagode da poesia. Musa Rara, 22/09/13. Disponível em: <http://www.musarara.com.br/o-pagode-da-poesia>.



TOLENTINO, Bruno.
  1. Janelas sobre o caosBravo, fevereiro/2000. Disponível em: <https://brtolentino.wordpress.com/janelas-sobre-o-caos-2000-bruno-tolentino/>.



UFRJ.
  1. Antonio Cicero: O contemporâneo e o modernoColóquio sobre o contemporâneo (O fim, o resto, o começo), nov./13. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4v0ychHIbPI>.
  2. Alberto Pucheu: Efeitos do contemporâneoColóquio sobre o contemporâneo (O fim, o resto, o começo), nov./13. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YKmxrvIvwRQ>.



VALEK, Aline.
  1. Apoie a escritora. Blog Ficções da Aline Valek, 18/09/14. Disponível em: <http://www.alinevalek.com.br/blog/2014/09/apoie-a-escritora/>.



VALLIAS, André.
  1. Poesia e internet. Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, SESC, 23/11/12. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EGEBbO8BOIk>.



VASCONCELOS, Liana Aragão Lira.
  1. Estratégias de atuação no mercado editorial: Marcelino Freire e a Geração de 90. Dissertação de Mestrado, Departamento de Teoria Literária e Literaturas UnB, 2007. Disponível em: <http://www.gelbc.com.br/pdf_teses/Liana_Vasconcelos.pdf>.



VASCONCELOS, Maurício Salles.
  1. A acanhada produção literária contemporânea. Entrevista. Sibila, 04/07/09. Disponível em: <http://sibila.com.br/critica/ha-um-controle-da-inventividade-por-parte-da-critica/3012>.
  2. Poesia contemporânea nacional: reincidências e passagens. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br>.



VERUNSCHK, Micheliny.
  1. Poesia para ser cantada, para ser falada. Musa Rara, 05/01/14. Disponível em: <http://www.musarara.com.br/poesia-para-ser-cantada-para-ser-falada>.



VIDIGAL, Mateus.
  1. Escritores e pesquisadores debatem relação entre prêmios e reconhecimento. Correio Braziliense, 20/10/14. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2014/10/20/interna_diversao_arte,453400/escritores-e-pesquisadores-debatem-relacao-entre-premios-e-reconhecimento.shtml#.VEkWFcU_zsw.facebook>.



VILELA, Luiza.
  1. Não existe literatura feminina. NOO, 10/07/15. Disponível em: <http://noo.com.br/nao-existe-literatura-feminina/>.



VILLA, Dirceu.
  1. A poesia brasileira vive, meus carosGermina, Officina Perniciosa 8. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/officina8.htm>.
  2. Dies Irae. Germina, Officina Perniciosa 11. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/officina11.htm>.
  3. O elefante através da fechadura. Germina, Officina Perniciosa 12. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/officina12.htm>.
  4. Mais disparates. Germina, Folha Elétrica 14. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/feletrica14.htm>.
  5. Breves anotações sobre aspectos sensíveis da poesia. Germina, Officina Perniciosa 16. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/officina16.htm>.
  6. Uma reflexão sobre Salieri, + Três novos poetas. Germina, Officina Perniciosa 18. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/officina18.htm>.



VILLAÇA, Alcides.
  1. Linhas poéticas em circulação. Estadão, 20/08/11. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,linhas-poeticas-em-circulacao-imp-,761212>.



WALLITER, Carolina.
  1. Mulheres que traduzemMulheres que escrevem, 27/03/17. Disponível em: <https://medium.com/mulheres-que-escrevem/mulheres-que-traduzem-16785f9824ae>.



WILLER, Claudio.
  1. Surrealismo no Brasil: crítica e criação literária. Cronópios, 24/12/13. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/content.php?artigo=11770&portal=>.



WEINTRAUB, Fabio.
  1. O tiro, o freio, o mendigo e o outdoor: representações do espaço urbano na poesia brasileira pós-1990. Tese de Doutorado, FFLCH, USP, 2013. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-10022014-102254/pt-br.php>.



ZANIN, Michelle.
  1. Poesia contemporânea brasileiraRevista-academica-online, 02/04/16. Disponível em: <http://www.revistaacademicaonline.com/news/poesia-contemporanea-brasileira-por-michelle-zanin/>.



ZAPPONE, Mirian Hisae Yegashi.
  1. As dificuldades da leitura no BrasilGrupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, 29/04/17. Disponível em: <http://gelbcunb.blogspot.com.br/2017/04/as-dificuldades-da-leitura-no-brasil.html?spref=fb>.



ZERO HORA.
  1. Por que os brasileiros leem tão pouco. ZH Explica, 07/04/15. Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2015/04/por-que-os-brasileiros-leem-tao-pouco-4735112.html>.



ZIBORDI, Marcos.
  1. Literatura marginal em revista. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 24, 2004. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/2155>.



ZÚNAI EM DEBATE.
  1. O que pode fazer o poder público para incentivar a divulgação de poesia? Disponível em: <http://www.revistazunai.com/depoimentos_debates/poder_publico_incentivo_poesia.htm>.
  2. O que poderia ser feito para ampliar o número de leitores de poesia no Brasil? Disponível em: <http://www.revistazunai.com/depoimentos_debates/numero_leitores_poesia_Brasil.htm>.
  3. Qual é a função da poesia? Disponível em: <http://www.revistazunai.com/depoimentos_debates/funcao_da_poesia.htm>.
  4. Até que ponto a poesia pode interferir na realidade que nos cerca? Disponível em: <http://www.revistazunai.com/depoimentos_debates/poesia_versus_realidade.htm>.
  5. Qual é o sentido de poesia de invenção, hoje? Disponível em: <http://www.revistazunai.com/depoimentos_debates/conceito_poesia_invencao.htm>.
  6. É possível conciliar experimentação formal e lirismo na criação poética? Disponível em: <http://www.revistazunai.com/depoimentos_debates/criacao_poetica.htm>.
  7. Por que editar uma revista literária hoje? Disponível em: <http://www.revistazunai.com/depoimentos_debates/pq_editar_revista_literaria_hoje.htm>.
  8. Qual a relação entre a criação literária, a mídia e o mercado? Disponível em: <http://www.revistazunai.com/depoimentos_debates/criacao_literaria_midia_mercado.htm>.
  9. Qual é o papel da internet na divulgação da poesia? Disponível em: <http://www.revistazunai.com/depoimentos_debates/papel_internet_poesia.htm>.
  10. Como está a poesia brasileira hoje? Disponível em: <http://www.revistazunai.com/depoimentos_debates/poesia_brasileira_hoje.htm>.
  11. A crítica literária reflete a criação poética contemporânea? Disponível em: <http://www.revistazunai.com/depoimentos_debates/criacao_poetica_contemporanea.htm>.
  12. Como é possível avaliar a qualidade de um poema? Disponível em: <http://www.revistazunai.com/depoimentos_debates/qualidade_de_um_poema.htm>.
  13. A crítica literária sociológica consegue compreender a poesia contemporânea? Disponível em: <http://www.revistazunai.com/depoimentos_debates/critica_literaria_sociologica.htm>.






               AGRADECIMENTOS:

A Gabriel Resende Santos;
A Andre de Freitas Sobrinho;
A Emmanuel Santiago.


§


Muito provavelmente não elenquei os textos de Heloisa Buarque de Hollanda na sua ordem cronológica. Seu blog, nesse aspecto, não me ajudou muito.